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Ao volante do Skoda Elroq RS

Atualizado: 24 de jun.

O Elroq não escapa ao conceito RS, anunciando-se prestações desportivas e aptidões dinâmicas melhoradas para esta versão, mas sem prejudicar a funcionalidade e o sentido prático reconhecido a este Sport Utility Vehicle (SUV) elétrico. Fomos até à Chéquia, “casa” da Skoda, para o primeiro contacto com um modelo que tem 340 cv e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.



Ampliando a ofensiva elétrica da Skoda, o Elroq RS vem complementar a gama do recém-lançado SUV de segmento médio, cujo acolhimento tem sido bastante positivo por parte do mercado – desde o lançamento, há apenas dois meses, já se tornou num dos automóveis mais vendidos da Europa.

 

Para a versão RS, a Skoda ambicionou criar uma variante mais focada na condução desportiva, valendo-se de configuração que, não sendo inédita, volta a ser utilizada com resultados bastante positivos: plataforma MEB do Grupo Volkswagen, dois motores elétricos (logo, tração integral), suspensão desportiva adaptativa e vários detalhes estéticos e de equipamento que refletem essa postura mais dinâmica (outros modelos do grupo, como os Volkswagen ID.4 GTX e Cupra Tavascan usam a mesma “receita”).


Skoda Elroq RS

Mantendo uma certa elegância e coerência estética, o Elroq RS não sobressai excessivamente no aspeto estético, embora conte com alguns elementos exclusivos: o para-choques dianteiro é específico e o traseiro apresenta faixa refletora contínua típica RS, a que se juntam emblemas indicativos “RS” na carroçaria, “lettering” e capas dos espelhos retrovisores em preto brilhante, jantes de 20'' ou de 21'' (em ambos os casos com efeito aerodinâmico) e “spoiler” traseiro mais destacado.

 

Este Elroq RS pode ser encomendado em onze cores exteriores: quatro sólidas, seis metalizadas e um novo acabamento mate cinzento exclusivo desta versão. Esse acabamento mate é combinado com detalhes em preto brilhante, como os puxadores das portas, espelhos laterais e spoiler traseiro.


Skoda Elroq RS

Mais aguerrido por dentro 

No interior, o Elroq RS complementa o visual desportivo com revestimentos como microfibra Suedia perfurada e pespontos contrastantes em verde lima, que elevam a sensação desportiva a bordo por via do “Design Selection RS Lounge”, dominado pela tonalidade preta. Essa combinação pode ser encontrada no painel de bordo e nos painéis das portas.

 

Outros destaques são os bancos dianteiros desportivos com os encostos de cabeça integrados (além de terem ajuste elétrico e massagem também de série (opcionalmente no banco do passageiro em “pack”), volante de três braços em pele perfurada com sigla “RS” e componentes em aço inoxidável, como as soleiras das portas ou os pedais.

 

A vertente tecnológica também foi mantida face aos demais modelos da gama, oferecendo ecrã digital de 5 polegadas para o painel de instrumentos (acompanhado opcionalmente de sistema Head-Up Display com realidade aumentada projetada no para-brisas) e ecrã tátil central de 13'', com sistema multimédia mais evoluído e rápido na atuação. Este sistema é acompanhado por algumas teclas físicas de atalho sob o monitor, que permitem melhorar a interação durante a condução. A partir do ecrã controlam-se vários menus, incluindo os da climatização.


Skoda Elroq RS

De resto, a conectividade é assegurada por ligação à Internet, aplicação digital (MySkoda) e ainda ligação sem fios aos "smartphones" via Android Auto e Apple CarPlay. A aplicação da marca permite ainda controlar vários aspetos remotamente, como os processos de recarga ou de climatização do habitáculo. Ainda na lista de equipamento, realce para o sistema de som da Canton (composto por 12 altifalantes e com potência total de 675 W) e para os sistemas de câmara de 360º (“Area View Camera”) e de estacionamento remoto, dispondo de função de aprendizagem de manobras.

 

O nível de montagem de todos os componentes no interior não se altera, mantendo-se em nível muito elevado, com bom isolamento acústico. A habitabilidade volta a ser argumento de proa para a Skoda, com o Elroq RS a dispor de muito espaço a bordo, sobretudo atrás, oferecendo ainda muitos aspetos práticos por que a marca é conhecida.


Skoda Elroq RS

Desempenho eficaz 

A base do Elroq RS não se altera substancialmente em comparação com a dos outros modelos da gama, mas esta variante mais desportiva beneficia bastante com o Controlo Dinâmico do Chassis (DCC) de série, que permite alterar o amortecimento em vários níveis (15, no total) de forma a diferenciar mais eficazmente os modos de condução, sobretudo, entre os Comfort e Sport. Cada amortecedor possui uma válvula eletromagnética que abre e fecha em milissegundos, regulando o fluxo de óleo consoante a situação de condução e o modo selecionado.

 

Este é um aspeto que permite tirar maior partido de um SUV de reações ágeis e com controlo de movimentos muito eficaz, ao qual não são alheios o baixo centro de gravidade, as barras estabilizadoras de maior diâmetro e o conceito de dois motores elétricos (um por eixo, o dianteiro assíncrono e o traseiro síncrono), que além de ajudarem no desempenho em curva também lhe atribui muita rapidez em aceleração.


Skoda Elroq RS

Esse nível de desempenho desportivo, habilitado pelos 340 cv, permite que o Elroq RS reaja com muita decisão à maior pressão no acelerador, destacando-se sobretudo pela rapidez e eficácia com que passa a potência ao asfalto. A direção também tem acerto específico, o que permite leitura mais competente do que se passa na estrada, acabando por ser um desportivo que pode ser conduzido bastante depressa com segurança. O Elroq RS mantém a oferta de modos de condução diferentes, entre o Eco e o Sport, a que se juntam modo de tração especial.


A velocidade máxima anunciada não muda, comparativamente às versões 85 e 85x do Skoda Elroq: 180 km/h

 

Apesar de tudo, o lado mais desportivo não surge em detrimento do conforto, que se mantém a níveis muito aceitáveis graças à já mencionada suspensão adaptativa. A velocidade máxima não se altera face aos modelos Elroq 85 e 85x, continuando a ser de 180 km/h – talvez a sigla RS merecesse um pouco mais, quanto mais não fosse pela tal ideia de especialidade desportiva.



Quanto à bateria, esta variante recorre a componente de 84 kWh brutos (79 kWh úteis), que é uma estreia na gama e que permite até 549 km de autonomia combinada WLTP, embora o primeiro contacto por estradas da Chéquia tenha mostrado um valor de consumo médio em torno dos 23 kWh/100 km, algo elevado para o que seria de esperar. A recarga faz-se a 185 kW nos postos DC, levando 26 minutos a passar de 10% a 80% da bateria. O carregamento AC pode ser feito a 11 kW, demorando cerca de 8h00 a carregar totalmente.


Skoda Elroq RS

Valor de topo 

Enquanto modelo de topo na gama Elroq, o RS “confia” também na lista bastante recheada de equipamento para justificar o preço, que parte nos 52.085 €, surgindo com a estética mais desportiva, as jantes de 20'', o interior com revestimentos específicos, os faróis LED Matrix, os bancos desportivos, "airbags" laterais traseiros ou os vários elementos de funcionalidade habituais nos automóveis da Skoda, como o chapéu de chuva na porta do condutor ou os compartimentos de arrumação no habitáculo e bagageira (incluindo aqui uma rede muito prática para guardar o cabo sob a chapeleira).


Skoda Elroq RS

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