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Audi atualiza cinco gamas no início de 2026: A5, Q5, A6, A6 e-tron e Q6 e-tron

Todos os modelos da Audi, produzidos a partir do início de 2026, assentes nas duas plataformas “premium” do Grupo VW (Premium Platform Electric no caso dos totalmente elétricos, e Premium Platform Combustion no caso dos que ainda montam um motor de combustão) irão receber um importante conjunto de atualizações de hardware e de software.


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O que significa que passarão a contar com diversas novas funcionalidades nada menos do que cinco gamas: A5, A6, Q5, A6 e-tron e Q6 e-tron – com o SUV 100% elétrico a poder dispor, também, de um aumento de potência, adquirível através da Loja de Funções da marca, acessível a partir da aplicação myAudi (não tendo ainda sido especificado em quanto aumentará a potência, e quanto custará tal aumento). O objetivo é tornar a experiência de condução ainda mais emocional, intuitiva e eficiente, sublinhando Geoffrey Bouquot, Chief Technical Officer da casa dos quatro anéis, que “estas inovações demonstram de forma impressionante a viabilidade futura da plataforma PPE para modelos elétricos, e da plataforma PPC para veículos com motor de combustão”.


Em detalhe, e começando pelos S5 e S6 e-tron, passa a ser disponibilizado um novo modo de condução, denominado dynamic plus, especificamente desenvolvido para que, predominantemente, seja enviada mais potência para o eixo traseiro, por forma a tornar o comportamento mais desportivo. No S5 (plataforma PPC), tal é possível graças à repartição ativa da potência efetuada pelo diferencial autoblocante eletrónico quattro sport incluído de série; ao passo que no S6 e-tron (plataforma PPE) essa missão estará a cargo da gestão eletrónica do sistema de tração integral quattro elétrico – em ambos os casos, em combinação com o sistema de vectorização de binário.


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Ao mesmo tempo, quando o modo de condução dynamic plus está selecionado, é automaticamente ativado o modo sport do controlo eletrónico de estabilidade ativa (que permite derivas de traseira mais pronunciadas, mas só até determinado limite). Do mesmo modo que o painel de instrumentos digital e o head-up display também adotam, automaticamente, o seu modo de visualização mais desportivo – no S5, surge um conta-rotações em posição central, com luz de aviso para troca de mudança, e indicador da relação engrenada; no S6 e-tron, é apresentado um medidor de potência.

 

O fabricante de Ingolstadt está, igualmente, a trabalhar no sentido de incrementar a eficiência dos modelos assentes na plataforma PPE, os quais, já a partir do próximo ano, contarão com um sistema de travagem regenerativa melhorado, que desacelera até à imobilização, sem para isso recorrer aos travões convencionais, o que não só tornará a condução mais confortável, como contribuirá para melhorar a autonomia, por transformar maior quantidade de energia cinética em eletricidade, posteriormente armazenada na bateria.


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Para o A6, uma das maiores novidades é a disponibilização dos faróis digitais LED matrix com tecnologia micro-LED. Além de oferecerem uma melhor iluminação, também proporcionam um elevado grau de personalização, e funções de iluminação adaptativas e de alta resolução: a luz de orientação na faixa de rodagem ajuda a manter a posição do veículo na via, sendo projetado na estrada um símbolo em forma de seta caso o veículo se desvie involuntariamente da trajetória; em condições de piso escorregadio, é projetado um símbolo de gelo para alertar o condutor; e um foco de luz de marcação chama a atenção para pessoas na proximidade imediata da estrada, iluminando-as. Adicionalmente, os faróis LED matrix podem exibir uma de três projeções dinâmicas, selecionáveis pelo utilizador, quando se entra e sai do veículo; as luzes de circulação diurna, compostas por 48 segmentos de LED por farol, são capazes de gerar oito assinaturas luminosas digitais diferentes, elegíveis através do sistema de infoentretenimento MMI; e os farolins traseiros digitais OLED 2.0, com 198 segmentos cada, também alteram a sua aparência.


No interior das cinco renovadas gamas, destaque primeiro para o novo volante multifunções; para a substituição por controlos físicos de alguns dos comandos táteis anteriormente presentes no virtual cockpit (a que se juntam, no Audi A6 com motor de combustão, os novos bancos dianteiros mais envolventes, com superior apoio lateral); e para a introdução da nova interface do sistema de infoentretenimento já conhecida do Q3, graças à qual será possível escolher entre três modos para o Audi virtual cockpit (painel de instrumentos clássico circular, vista de navegação, ou ecrã integrado de assistências ao condutor). A integração de smartphones também foi otimizada, podendo ser espelhadas as funções de navegação, de multimédia e de telefone não só no ecrã tátil central, mas, também, no painel de instrumentos digital, e no ecrã do passageiro dianteiro.


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Atualizado, foi, igualmente, o assistente de voz com autoaprendizagem Audi assistant, mercê da introdução de novas funções baseadas em inteligência artificial, e da integração do ChatGPT. Passando a ser possível encontrar destinos e conteúdos de entretenimento usando descrições vagas; ou utilizar comandos vocais para operar vários sistemas de assistência à condução, como o adaptive cruise assist e o controlo de distância. Além disso, o sistema estará apto a reconhecer padrões comportamentais, e a adotá-los automaticamente como rotinas, como, por exemplo, ativar o adaptive cruise assist em autoestrada, ou elevar o veículo com a função lift quando se entra na garagem, se atravessa uma passagem de nível, ou é necessário subir um passeio mais alto.

 

Batizados como “experience worlds”, os novos modos de ambiente personalizados Activating, Relaxing e Harmonizing fazem uso da iluminação interior, do sistema de som, das funções de massagem, e das configurações do sistema de climatização, para criar uma atmosfera a bordo de acordo com a sua denominação e a sua vocação. Uma vez ativados, duram entre 10 e 20 minutos, e adaptam-se dinamicamente aos movimentos do veículo durante a condução. Os modelos 100% elétricos oferecerão, ainda, o modo Power Nap, que cria uma atmosfera calma e repousante para pequenas pausas, por exemplo, durante os carregamentos da bateria.



E como o entretenimento também não esquecido, será ainda mais fácil jogar a bordo graças à ligação via Bluetooth de comandos externos, assim como de auscultadores sem fios, para desfrutar do som da fonte de entretenimento sem perturbar o condutor ou outros passageiros.

 

Disponível apenas em alguns mercados (não tendo ainda sido revelados quais), a mais recente evolução do adaptive cruise assist não só mantém o veículo na faixa, como passa a poder auxiliar o condutor nas mudanças de faixa em autoestrada: sempre que tal seja exequível, quem estiver ao volante pode iniciar a mudança assistida de faixa ativando o sinal de mudança de direção, com o veículo a realizar, de forma autónoma, o resto da manobra. Já no tráfego urbano, graças ao reconhecimento dos sinais de trânsito, o veículo é capaz de ajusta a velocidade de acordo com a sinalização; e de reconhecer sinais de stop, avisos de irregularidades no piso, e regras de prioridade, com base nas informações armazenadas nos dados da rota, para, assim, poder reduzir automaticamente a velocidade quando necessário.

 

Por fim, o opcional sistema de auxílio ao estacionamento park assist pro passa a poder assumir a direção do veículo nos últimos 50 metros nas manobras de marcha-atrás, facilitando a respetiva execução; sendo outras das suas funcionalidades o “estacionamento gravado”: o sistema pode guardar cinco manobras de estacionamento diferentes, com até 200 metros cada, e executá-las de modo totalmente autónomo em propriedade privada. Já quando dotado de funcionalidade remota, incluída no pack Tech pro, o park assist pro inclui uma nova função de estacionamento em garagem, operável via smartphone, que funciona mesmo sem que seja necessário passar previamente pelo lugar de estacionamento.

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