top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Bosch evolui hidrogénio para Le Mans

A Bosch continua empenhada em demonstrar o potencial do hidrogénio como solução para a competição automóvel, revelando um novo protótipo para demonstração na próxima edição das 24 Horas de Le Mans, em França. O H24EVO adota novas soluções para o armazenamento do hidrogénio.


fotos de Alexis Goure/ACO
fotos de Alexis Goure/ACO

Os regulamentos em torno das emissões poluentes são cada vez mais apertados, com o desporto automóvel a servir como “laboratório” para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções que poderão ser, posteriormente, transpostas para os automóveis em série. Uma das vertentes ainda em evolução é o do hidrogénio, que é visto como uma solução em potência para tornar o automobilismo menos penalizador para o ambiente.

 

Neste sentido, a divisão de competição Bosch Motorsport revelou mais um desenvolvimento na área do hidrogénio, com o H24EVO a pilha de combustível a ser apresentado como um protótipo dotado de novos atributos no armazenamento desse combustível.

 

A utilização de hidrogénio líquido é atualmente favorecida como conceito de armazenamento nos desportos motorizados. Para liquefazer o hidrogénio, este é arrefecido a aproximadamente -253°C e enchido nos depósitos isolados e de baixa temperatura do veículo com uma pressão de até cerca de 5 bar. Nesta forma, o hidrogénio tem uma densidade volumétrica mais elevada do que com o armazenamento gasoso alternativo, o que significa que os tanques ocupam muito menos espaço no carro.


ree

Por outro lado, o armazenamento de hidrogénio impõe elevadas exigências à gestão do combustível, bem como ao conceito de segurança. Para facilitar a integração de unidades de hidrogénio nos carros de competição, a Bosch Motorsport desenvolveu a unidade de controlo de armazenamento de hidrogénio líquido L-HSCU juntamente com um conceito de segurança correspondente. Esta pode ser utilizada para controlar e monitorizar toda a cadeia de armazenamento no veículo, desde o reabastecimento e armazenamento nos tanques até à transferência para a célula de combustível ou para o motor de combustão interna.

 

Os sensores fornecem à unidade de controlo dados sobre parâmetros como a pressão e a temperatura no depósito e nas linhas de combustível. Quaisquer anomalias no sistema de hidrogénio desencadeiam a ativação automática dos circuitos de proteção – por exemplo, os ventiladores asseguram a diluição eficaz da concentração de gás em caso de fuga de hidrogénio. A unidade de controlo também comunica com o sistema de reabastecimento, tanto no interior como no exterior do veículo, para garantir um processo de reabastecimento seguro e eficiente, de acordo com a Bosch.


“As competições de resistência constituem um campo de testes perfeito para as novas tecnologias, uma vez que os componentes utilizados têm de ser extremamente robustos e duradouros. Como parceiro oficial do H24Project no programa Mission24H, podemos contribuir com a nossa vasta experiência em desportos motorizados e com o nosso vasto conhecimento em hidrogénio para o desenvolvimento do H24EVO, demonstrando assim que o hidrogénio é uma alternativa viável para o desporto motorizado mundial”, explica Ingo Mauel, vice-presidente da Bosch Motorsport, que trabalhou nesta série de novidades aplicadas ao H24EVO, com base num chassis Ligier JS2 RH2.

 

O modelo irá ser exposto no evento de La Sarthe (na “H2 Village”) e irá participar nalgumas voltas de demonstração a 12 de junho (quinta-feira) e no sábado (14 de junho), antes do arranque de mais uma edição das 24 Horas de Le Mans.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page