top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

BYD é recordista: 496,22 km/h no U9X!

A BYD, com o superdesportivo elétrico Yangwang U9 Xtreme “implodiu” recorde de velocidade do Bugatti Chiron Super Sport 300+ com motor W16 de 1600 cv (490,48 km/h em 2019), com 496,22 km/h! Conseguiu-o no centro de testes de Papenburg, Alemanha, com o alemão Marc Basseng ao volante da máquina com mais de 3000 cv. É o carro de produção em série mais rápido de sempre! Histórico.



A BYD soma e segue em matéria de aumento da notoriedade na Europa, facto que deve tanto ao aumento da gama de carros com motorizações elétricas ou híbridas Plug-In (PHEV) como ao progresso significativo das vendas no continente. A marca chinesa, agora, também é notícia por… recorde de velocidade! Conseguiu-o com o U9 Xtreme da divisão Yangwang, hiperdesportivo com mais de 3000 cv que passou a ocupar o “trono” dos automóveis produzidos de série mais rápidos de sempre!

 

No Centro de Testes de Papenburg, na Alemanha, este hiperdesportivo com quatro motores elétricos e sistema elétrico de 1200 V que garante aproveitamento ótimo da bateria de fosfato de ferro e lítio (menos calor, mais eficiência como cartões de visita!), “implodiu” máximo de 490,48 km/h registado em 2019 pelo Bugatti Chiron Super Sport 300+ com mecânica de 16 cilindros e 1600 cv, atingindo 496,22 km/h! Ao volante, o piloto alemão Marc Basseng. Simultaneamente, o U9 Xtreme tornou-se, igualmente, e sem surpresa, no carro elétrico mais rápido do mundo!


ree

Inicialmente, a versão de topo do U9 tinha a designação de Track/Special Edition, mas a marca de luxo propriedade da BYD, na “antecâmara” do início da produção rebatizou-o, atribuindo-lhe o nome de U9 Xtreme (ou apenas U9X). O U9 encontra-se à venda apenas no mercado doméstico e o recordista mundial novo tem edição limitada a não mais de 30 unidades.

 

No U9X, bateria de fosfato de ferro e lítio com tecnologia que aumenta a eficiência e diminui o calor, quatro máquinas capazes de até 30.000 rpm, pneus semi-slick e suspensão ativa DiSus-X preparada para as necessidades da condução tão rápida e num circuito de alta velocidade. Stella Li, vice-presidente executiva da empresa chinesa, manifestou-se radiante com o recorde: «Este momento é de orgulho para todos os membros do nosso departamento de investigação e desenvolvimento. A Yangwang desconhece o impossível. E estendo a gratidão ao piloto Marc Basseng, pelo contributo técnico para este projeto e a habilidade que demonstrou no teste. O carro de produção mais rápido do mundo é elétrico! Fantástico».



Basseng manifestou-se impressionado com o U9X: «O desempenho deste carro é incrível. Tecnicamente, com motor de combustão, isto não seria possível. Como a suspensão elimina todas as mudanças de carga, pude concentrar-me ainda mais na pista».

bottom of page