CATL melhora baterias
- João Isaac
- há 2 minutos
- 2 min de leitura
Fabricante chinês, e número um mundial na tecnologia, anuncia mais densidade energética e ciclos de vida maiores para a geração nova de acumuladores de energia.

A CATL, fabricante baseada em Ningde, China, encontra-se na fase de início da produção em série de geração nova de baterias do tipo LFP para carros elétricos. É a quinta família e acumuladores de energia com química de fosfato de ferro-lítio da empresa, e prometem-se ciclos de vida maiores e aumentos na densidade energética. A empresa pretende, assim, reforçar a posição de liderança na tecnologia.
A gigante chinesa também está a trabalhar no desenvolvimento de químicas e tecnologias de baterias novas, nomeadamente as de iões de sódio, fórmula que apresentou no início deste ano, na bateria Naxtra. O objetivo é reduzir a dependência do lítio e o impacto ambiental da mineração deste metal alcalino. Também entre as vantagens, mais fiabilidade em climas muito frios.
A CATL renovou, ainda, o compromisso de investir mais na pesquisa e na desenvolvimento de baterias de estado sólido, garantindo também comanda o progresso tecnológico neste domínio, assumindo, também desta forma, a vontade de manutenção do protagonismo na produção de baterias. Neste sentido, entre janeiro e setembro, 36,6% das baterias instaladas a nível mundial eram de origem CATL (isto é, mais de um terço).

No mercado doméstico, por exemplo, e só durante outubro, as baterias CATL conquistaram uma quota de mercado de 43%, totalizando 36,14 GWh de capacidade instalada. De acordo com Robin Zeng, fundador e administrador-delegado, a empresa forneceu cerca de 120 GWh de baterias de lítio nos primeiros três trimestres do ano, o que representou "fatia" muito significativa dos quase 200 GWh exportados pela China.
A CALT, além das baterias para carros elétricos que competem no mercado de ligeiros de passageiros, também está empenhada nos setores das viaturas comerciais, dos barcos e das aeronaves. Segundo Zeng, a "família" Tectrans é, atualmente, uma das soluções mais procuradas por fabricantes de veículos pesados e barcos elétricos.



