top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Centro Técnico SEAT: 50 anos

Atualizado: 26 de jul.

Instalações dedicadas à inovação tecnológica e ao desenvolvimento de protótipos fizeram quase 1000 estudos em cinco décadas de trabalho. Todos os números...


ree

A SEAT S.A. está a celebrar o 50º aniversário do seu Centro Técnico, onde nas últimas cinco décadas cerca de 34.000 pessoas foram responsáveis pela conceção e desenvolvimento de mais de 950 inovadores protótipos e modelos do fabricante espanhol.


O icónico SEAT 1200 Sport foi, em 1975, o primeiro veículo integralmente desenvolvido pelo então novo Centro Técnico, um modelo que se tornou icónico na história da marca espanhola pela sua dianteira preta produzida em poliuretano, solução que lhe valeu a alcunha “Bocanegra”.


Atualmente, o Centro de Investigação e Desenvolvimento da empresa está plenamente focado no desenvolvimento do automóvel urbano elétrico, mas continua, de acordo com a sua comunicação oficial, a trabalhar de acordo com o lema “criar, experimentar e aprender” para continuar a inovar no sector da mobilidade.



A evolução do Centro Técnico

Nos seus primórdios, o Centro Técnico dispunha de uma equipa de 211 funcionários cujos projetos eram desenhados, à mão, em extensos rolos de papel dispostos nas grandes pranchas de trabalho das instalações. Os desenhos passavam posteriormente a estudos a três dimensões, em tamanho real, através da construção de modelos em gesso. As linhas eram aperfeiçoadas e realizavam-se, por exemplo, testes acústicos.


Hoje em dia, trabalham no Centro Técnico cerca de 1000 pessoas, desde engenheiros e designers a especialistas em aerodinâmica e acústica, profissionais que recorrem também a tecnologia mais recente, como por exemplo, ferramentas de desenho 3D com realidade virtual e suportadas por inteligência artificial. O gesso foi também substituído por argila para a construção dos protótipos e os testes acústicos são agora realizados numa sala capaz de isolar 95% de todos os ruídos e vibrações externas.



Das instalações fazem também parte o novo centro de investigação de baterias, suportando os esforços atuais de desenvolvimento de viaturas elétricas urbanas. Só em 2024 realizaram-se no Centro Técnico mais de 300 mil simulações de validação de soluções referentes às baterias, aerodinâmica, segurança e acústica. Destas, 220 mil diziam respeito à autonomia proporcionada pelas baterias. Recorde-se que a fábrica de Martorell terá a responsabilidade de produzir a nova geração de pequenos elétricos do Grupo, contando igualmente com uma linha de produção de baterias.


ree

50 anos do Centro Técnico em números:

• De 211 funcionários em 1975 para os 1.000 atuais

• 34.000 profissionais ao longo de sua história

• Instalações cresceram de 16.000 m2 para os atuais 200.000 m2

• 950 protótipos

• 359 patentes

• 35 milhões de km de testes em condições climatéricas extremas

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page