top of page
Logotipo | e-auto

China estreia primeira frota de camiões mineiros autónomos

Exploração mineira utiliza primeira frota de camiões mineiros totalmente autónomos do mundo. Mina de carvão utiliza um total de 100 camiões sem condutor.



A indústria automóvel chinesa tem-se assumido como pioneira em termos de eletrificação, com um cada vez maior número de fabricantes, cujos modelos eletrificados são cada vez mais evoluídos em termos de tecnologia, suportados por uma infraestrutura de carregamento também ela cada vez mais poderosa e abrangente.


A China volta hoje a ser notícia por ter introduzido ao serviço a primeira frota de camiões mineiros totalmente autónomos. Os 100 veículos de transporte de minério são totalmente elétricos e as suas enormes baterias são alimentadas com energia de fontes totalmente renováveis, nomeadamente, através de um sistema de painéis fotovoltaicos. Por outro lado, transportam minério de carvão, um combustível nada ecológico.



O Huaneng Group colocou a frota autónoma ao serviço há pouco mais de uma semana e já fez saber que espera aumentar o número de camiões ao serviço, tendo definido o objetivo de atingir um volume de 300 unidades nos próximos 3 anos. A tecnologia de condução autónoma é da responsabilidade da Huawei. Está equipado com um radar de ondas milimétricas, capacidade de computação visual e inteligência artificial. Também dispõe de conectividade 5G e a supervisão em tempo real é realizada a partir de um centro de controlo.


A bateria de 509 kWh é intercambiável e está preparada para trabalhar a temperaturas muito baixas, segundo o fabricante, até -40ºC. A capacidade de carga do camião, equipado com dois motores elétricos - de potência não divulgada - é de 85 toneladas de carvão. Não foi igualmente indicada qualquer informação relativamente a autonomia de trabalho por carga de bateria.


Os camiões ZNK95 foram integralmente desenvolvidos na China pela empresa XCMG e têm igualmente o objetivo de servir como modelo para modernizar a indústria mineira. Não só prescindem de condutor, como podem trabalhar ininterruptamente, reduzindo os custos e aumentando o tempo útil de trabalho. A redução de emissões relativamente a camiões com motor Diesel pode chegar a 20%, algo como menos 48 mil toneladas de CO2. Só falta resolver a questão do carvão…




Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page