Condução autónoma para entrega de mercearias
- João Isaac

- há 15 horas
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A alemã Rewe, empresa do ramo das vendas a retalho, está a testar a utilização de unidade do Volkswagen ID. Buzz equipada com tecnologia de condução autónoma de Nível 4 nas entregas de mercearias. O projeto-piloto terá a duração aproximada de seis meses e realiza-se em colaboração com a “start-up” suíça Loxo, na Vale do Ruhr, próximo da cidade de Bochum.

Uma vez que o projeto está ainda em fase muito embrionária, e para garantir todos os requisitos de segurança exigidos, a bordo do ID. Buzz, há sempre pessoa pronta a intervir e assumir o comando do Volkswagen, registando-se situação imprevista ou problema de funcionamento. Este operador é responsável por entregas de bens a clientes. O grau de condução autónoma implementado é o máximo admitido em projetos-piloto nas estradas alemãs.
O objetivo do programa é muito simples, mas de execução complexa, obviamente: desenvolver uma solução de entregas de artigos de mercearia ao domicílio com a maior capacidade possível de condução autónoma. As parceiras querem recolher uma quantidade massiva de informações para otimizarem processos e permitirem a integração do ID. Buzz com motorização elétrica na frota regular de distribuição, mas só depois de superado o teste e eliminadas as barreiras regulamentares.

“Queremos ver como estas viaturas podem melhorar os nossos processos”, disse Kai-Uwe Reimers, diretor de Investigação e Inovação da Rewe. Desconhece-se, no entanto, como a empresa pretende responder a outra questão: existirá funcionário a bordo para entregar os bens aos clientes?!







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