Vision M Next (2019) antecipava desportivo híbrido Plug-In para suceder ao i8, mas pandemia parou automóvel quase pronto a produzir…

Na BMW, o plano para o desenvolvimento e a produção de híbrido desportivo capaz de suceder ao i8 (20.465 exemplares entre 2014 e 2020), automóvel com linhas inspiradas no M1 (453 entre 1978 e 1981) e no Vision M Next (2019) que acabou por nunca ver a luz do dia. No entanto, agora, num conjunto de fotografias revelado pelo próprio diretor de “design” da marca alemã, Domagoj Dukec, conheceram-se a imagem e o nome! “É um segredo bem guardado: chamava-se i16 e estive envolvido, pessoalmente, no projeto”, exclamou.
No Vision M Next, sistema híbrido Plug-In (PHEV) com mecânica de 4 cilindros apoiada por dois motores elétricos. A marca, para o protótipo, prometia 600 cv. Este desportivo assentava em variante muito otimizada da estrutura monocoque em alumínio, plástico e fibra de carbono estreada pela BMW no i8, antecipando-se, ainda, um peso na ordem dos 1600 kg.

Infelizmente, a direção da BMW “travou” o projeto. “O i16 era um futuro clássico. Tinha elementos que recordavam o M1, mas apresentava-os de forma inovadora. Produzimo-lo em 12 meses, por dentro e por fora, utilizando a base do i8. A pandemia de COVID-19 mudou o mundo em 2020 e o projeto foi interrompido”, escreveu Dukec em publicação nas redes sociais!
“Como ‘designers’, estamos familiarizados com estas reviravoltas, mas continuamos a sonhar e nunca deixamos de explorar possibilidades. Existem sempre projetos novos à nossa espera”, concluiu.
תגובות