top of page
Logotipo | e-auto

Cupra Tavascan Endurance para ir mais longe

A Cupra conta já na sua gama com versão do Tavascan com maior autonomia: denominada Endurance, conta apenas com um motor elétrico no eixo traseiro e promete até 569 km entre carregamentos. Em Madrid, desafiámos a eficiência deste SUV coupé da marca catalã, com resultados excelentes.


Cupra Tavascan Endurance para ir mais longe

Ainda com o seu “impulso” eletrificado em expansão, o Cupra Tavascan passa a contar com uma variante nova na sua gama. Denominada Endurance, esta é a versão de maior autonomia graças a uma série de melhorias incorporadas neste SUV coupé de aspeto dinâmico e totalmente elétrico.

 

A marca espanhola define o Tavascan como um modelo “emocional para os clientes da Cupra”, valendo-se de “design” muito agressivo e bastante cuidado ao nível da aerodinâmica, atributo fundamental para valorizar a eficiência. Assim, com um coeficiente aerodinâmico de 0.26 Cx, este é o melhor Cupra alguma vez produzido em termos de competências aerodinâmicas, influenciando positivamente o seu desempenho energético.


Na prática, o Tavascan Endurance mantém todos os predicados do modelo já conhecido, como a plataforma (MEB) ou as medidas: 4.644 m de comprimento, 1.861 mm de largura, 1.597 mm de altura e 2.766 mm de distância entre eixos.


Cupra Tavascan Endurance para ir mais longe

Porém, face à versão VZ de tração integral e com 340 cv de potência, este Tavascan Endurance diferencia-se pela componente técnica, dispondo apenas de um motor elétrico no eixo traseiro com uma potência de 286 cv (210 kW), alimentado por uma bateria de 77 kWh (82 kWh de capacidade bruta), que é a mesma do VZ. O Endurance tem, por isso, tração traseira e menos 90 kg de peso em comparação com o Tavascan mais potente.


O Tavascan Endurance diferencia-se pela componente técnica, dispondo apenas de um motor elétrico no eixo traseiro

 

Apesar de contar apenas com um motor elétrico, o Tavascan Endurance acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos, prometendo até 569 km de autonomia, de acordo com o ciclo misto WLTP (consumo médio entre 15,7 e 17,4 kWh, dependendo do equipamento). Em termos de carregamento, esta versão pode aceitar até 135 kW nos postos de recarga rápida (DC), recuperando de 10 a 80% do estado de carga em menos de 30 minutos.


Cupra Tavascan Endurance para ir mais longe

Endurance à prova 

Em Madrid, a Cupra decidiu colocar à prova os dotes de poupança dos condutores e dos seus Tavascan durante o “Tavascan Challenge”, um percurso de 120 km em que o importante era ter um valor de consumo baixo. Depois de recebermos um “curso” rápido de técnicas de poupança, partimos para um percurso que teve início e fim no “Desert City” de Madrid, um local que replica as paisagens do faroeste americano, com os seus vários tipos de catos, bem junto ao circuito de Jarama.

 

Recorrendo a soluções eficazes como os modos de regeneração distintos (selecionáveis através das patilhas atrás do volante), o ritmo muitíssimo cauteloso associado à antecipação de percursos deu-nos uma perceção muito precisa das competências do Tavascan Endurance em termos de economia.

 

No final do trajeto de 120 km (divididos entre dois condutores), concluímos o percurso com 12,8 kWh/100 km. Porém, não vencemos o desafio, o que prova que não fomos os únicos a tirar partido dos bons predicados deste SUV. Mas também porque as penalizações tiveram influência no resultado final.


Cupra Tavascan Endurance para ir mais longe

Uma vez que o percurso tinha um limite de 2h10 para ser cumprido, dois enganos no percurso e alguma demora no momento de troca de condutor (dois por carro) levaram a uma penalização em termos de tempo bastante avultada (0,5 kWh acrescentados por cada minuto a mais).

 

No entanto, ficou comprovada a eficiência do modelo espanhol, proposto em Portugal com preço a partir de 50.366€.

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page