Eccentrica V12 Titano: o “Diablo” está nos detalhes
- Pedro Junceiro
- há 9 horas
- 2 min de leitura
Reinterpretação moderna do Lamborghini Diablo, o Eccentrica V12 recebe um pacote especial de melhorias, denominado Pacchetto Titano, que torna a sua aparência mais agressiva e, ao mesmo tempo, incrementa a agilidade dinâmica.

Embora não seja muito conhecida, a Eccentrica é uma oficina de São Marino especializada na reinterpretação do Lamborghini Diablo. Recentemente, aproveitando a participação no The Quail, A Motorports Gathering, na Semana do Automóvel de Monterey, na Califórnia, EUA, a empresa mostrou a evolução mais recente do seu projeto, o Pacchetto Titano, uma adição ao Eccentrica V12, “restomod” do Diablo com produção limitada a 19 exemplares (todos necessitados de carro “dador” por parte do interessado).
A estreia deste pacote trouxe consigo uma imagem mais orientada para utilização em pista, mas sem lhe retirar a homologação para estradas públicas, algo que mantém, apesar de todas as novidades. Assim, entre os destaques está a asa traseira fixa em fibra de carbono desenvolvida com o intuito de não prejudicar a fluidez das linhas do modelo.
Como não poderia deixar de ser, o motor é o V12 atmosférico do Diablo, com 5,7 litros de capacidade, mas com desempenho melhorado, graças ao mapeamento novo da unidade de controlo eletrónico (ECU) ou à atualização da árvore de cames. Esta mecânica debita 550 cv e 600 Nm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 3,8 segundos e a velocidade máxima anunciada é de 335 km/h.

O motor está associado a caixa manual de 6 velocidades. O chassis também foi trabalhado para ganhar rigidez e perder peso A nota sonora é garantida por sistema de escape Capristo produzido à medida.
As atualizações da suspensão incluem molas mais rígidas e amortecedores adaptativos recalibrados para maior capacidade de resposta em curva, sem comprometer o conforto em estradas sinuosas, de acordo com a Eccentrica. Os travões foram desenvolvidos em parceria com a Brembo, e as jantes (19’’ nas rodas dianteiras e 20’’ nas traseiras) apresentam uma construção mista em alumínio e carbono que reduz a massa não suspensa, melhora a entrada em curva, a aderência e a eficiência de travagem.
Esta unidade específica apresenta carroçaria em fibra de carbono totalmente exposta, o que garante uma imagem ainda mais audaz. No interior, sobressaem o volante derivado da competição, os bancos com revestimento em Alcantara e os detalhes em alumínio maquinado que realçam o caráter especial do V12 com o Pacchetto Titano. A Eccentrica assegura que o carro pode ser extensamente personalizado de acordo com as preferências dos compradores.

Três visões
Além do Pacchetto Titano, a Eccentrica conta com mais duas “visões” do Diablo dos tempos modernos. O V12 Rose Phoenix e o V12 Green Dragon. Os três modelos são o resultado da paixão do empresário Emanuel Colombini, adepto confesso de supercarros lendários, particularmente do Lamborghini Diablo. O “designer” italiano Borromeo de Silva assina estes projetos.
Comments