A marca chinesa da Stellantis, após colocar os primeiros automóveis nas estradas europeias, confirmou que contou com a colaboração de engenheiros de outras marcas do consórcio liderado pelo português Carlos Tavares, nomeadamente da Maserati para adaptá-los mais às preferências da maioria dos condutores da região. O C10, SUV concorrente no segmento médio/alto, encontra-se entre os beneficiários desse “tratamento”.
Durante o evento de apresentação dinâmica internacional dos Leapmotor T03 e C10 (ler mais aqui), os responsáveis da Leapmotor International, marca chinesa que surge na Europa ao abrigo de uma “joint-venture” estabelecida entre o fabricante e a Stellantis (49/51%), indicaram que os seus automóveis para a Europa contam com a assistência de engenheiros de outras marcas do grupo liderado pelo português Carlos Tavares, sobretudo da italiana Maserati, para tornar a dinâmica mais do agrado dos condutores europeus.
O C10 encontra-se entre os primeiros Leapmotor a beneficiar desa preparação técnica diferenciado e diferenciadora, tendo sido submetido a diversos testes de desenvolvimento no circuito privado da Stellantis em Balocco, Itália.
Detalhando essa estratégia, o "site" Car News China especifica que terão sido os técnicos da Maserati a colaborar com a equipa de desenvolvimento da Leapmotor para tornar os automóveis chineses mais ágeis, contando com testes no circuito de Balocco, mas também em Yancheng, no China Automotive Center.
Recorde-se que a Leapmotor tem em curso um processo de expansão bastante ambicioso, com a entrada em diversos mercados europeus até ao final do ano, com Portugal a ser um dos países incluídos nesta primeira fase estratégica. A marca espera também expandir-se para mercados da América do Sul, Ásia e Médio Oriente ao longo dos próximos meses, destacando o potencial da parceria com a Stellantis para as áreas da produção e da distribuição de veículos e de peças como forte argumento para singrar.
Em crescimento
Essa ambição global tem por base uma gama de automóveis que também deverá crescer nos próximos meses, estando já na calha o B10, mais um SUV para se juntar ao pequeno T03 (ligeiramente mais pequeno do que o Dacia Spring e igualmente 100% elétrico) e ao C10. Outros modelos irão compor a gama, com a marca focada na oferta de automóveis tecnologicamente avançados e com muitas soluções desenvolvidas internamente, incluindo o conceito “chassis-to-cell”, no qual a bateria é transformada em elemento estrutural.
Adicionalmente, começam a surgir sinais de sucesso muito vincados. Nos seus mais recentes resultados financeiros, referentes ao terceiro trimestre, a Leapmotor apresentou um total de 86.165 automóveis vendidos, ou seja, mais 61,7% face ao trimestre anterior. Mais relevante ainda é a subida nos primeiros nove meses de 2024 em comparação com o período homólogo de 2023, com os 172.861 automóveis vendidos a representarem um aumento de 94,6%. A marca espera superar o seu objetivo de vendas anual de 250.000 unidades em 2024.
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