Piloto francês deixará de representar a Alpine na Fórmula 1 no final da atual temporada, com ambas as partes a decidirem seguir caminhos diferentes
Esteban Ocon irá deixar de ser piloto da Alpine na Fórmula 1 no final da temporada de 2024, colocando-se assim um ponto final na ligação que teve início em 2020 e que teve como ponto alto o triunfo no GP da Hungria de 2021.
A época de 2024 tem ficado bastante aquém das expectativas da Alpine, com os duelos constantes entre os seus pilotos, Esteban Ocon e Pierre Gasly, a não ajudarem na obtenção de bons resultados, uma circunstância que também conheceu alguns episódios ao longo de 2023.
Terá sido a colisão entre os dois pilotos no GP do Mónaco, com culpas para Ocon, a motivar esta decisão da Alpine.
Ainda na primeira volta, Ocon tentou ultrapassar Gasly por dentro na curva de Portier, mas não deixou espaço ao seu colega de equipa e causou um contacto que levou ao seu abandono e provocou danos no carro de Gasly, que ainda assim viria a terminar em 10º, obtendo mais um ponto (o segundo do ano) para a formação gaulesa.
Agora, Ocon terá de procurar outra equipa para se manter na Fórmula 1, sendo que muitas das portas estão já fechadas – restam lugares prováveis na Haas, Williams e Sauber (embora com gestão da Audi).
“ Competir nesta equipa na Fórmula 1 foi um período importante da minha vida. Embora esteja aqui há cinco anos como piloto a tempo inteiro, a minha carreira profissional começou em Enstone quando eu era adolescente, por isso será sempre um lugar especial para mim. Tivemos grandes momentos juntos, mas também alguns momentos difíceis e estou certamente grato a todos na equipa por estes tempos memoráveis”, afirmou Ocon, através de comunicado.
“Anunciarei os meus planos muito em breve, mas, entretanto, estou totalmente concentrado em fazer um bom trabalho em pista para esta equipa e ter um resto de época bem-sucedido”, acrescentou.
Ocon junta-se a uma série de pilotos de renome que ainda estão sem equipa para 2025, como são os casos de Carlos Sainz (atualmente na Ferrari), Sergio Pérez (atualmente na Red Bull), Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda (ambos atualmente na RB) e Valtteri Bottas (atualmente na Sauber).
Da parte da equipa, Bruno Famin, diretor da Alpine na F1, adiantou que “ainda temos 16 corridas para completar em 2024, com um objetivo claro: continuar a trabalhar incansavelmente como uma equipa para obter os melhores resultados em pista”.
Comments