top of page
Logotipo | e-auto

Os 10 carros mais vendidos na Europa em janeiro

Atualizado: 5 de mar.

O mercado automóvel europeu registou uma descida de 1,9% no passado mês de janeiro. Por outro lado, no que diz respeito aos modelos, alguns nomes revelaram um crescimento significativo dos seus volumes.



O início do ano de 2025 ficou marcado por um ligeiro recuo das vendas de automóveis na Europa. De acordo com os dados da Jato Dynamics, os europeus compraram 993.068 automóveis, menos 1,9% do que em janeiro de 2024. No entanto, apesar da ligeira descida, alguns modelos registaram uma subida bastante significativa dos seus volumes.


Em termos de motorizações, os motores de combustão e os propulsores híbridos plug-in registaram, também, descidas comparativamente ao primeiro mês do ano passado. Os europeus compraram menos 10% de veículos a combustão e menos 6% de veículos híbridos com carregamento externo, porém, com um total de 166.000 unidades, os elétricos a bateria subiram 38% nas preferências europeias.



Os dez modelos mais vendidos

O automóvel preferido do cliente europeu à entrada de 2025 foi o Dacia Sandero com um total de 21.309 unidades, bestseller que, ainda assim, registou uma queda significativa – a maior entre os dez mais vendidos - do seu volume de vendas comparativamente ao período homólogo de 2024, menos 15%. O mix de vendas em termos de motorização foi muito equilibrado: 53% dos clientes optaram por um motor a gasolina e os restantes 47% pela motorização Bi-Fuel, a gasolina e a GPL.


O segundo posto é ocupado pelo Volkswagen Golf com um total de 17.630 unidades matriculadas, menos 5% do que em janeiro do ano passado. Três em cada quatro Golf vendidos estavam equipados com motor a gasolina (incluindo com tecnologia MHEV) e 18% com motor Diesel. Apenas 7% dos Golf matriculados em janeiro estava equipado com propulsor híbrido plug-in.



O terceiro lugar do pódio é ocupado pelo Peugeot 208, modelo que, com 17.289 unidades vendidas, registou uma subida de 5% comparativamente ao primeiro mês do ano passado. Quase 90% de todos os 208 vendidos dispunham de um motor a gasolina (incluindo MHEV), sendo que apenas 12% estava equipado com motorização elétrica a bateria.


Dacia e VW com dupla presença no top 5

A Dacia conquistou a quarta posição do ranking com o novo Duster, SUV que foi escolhido por 15.816 condutores e que registou, assim, uma subida de 20% do seu volume de vendas. A ampla oferta de motorizações distribuiu-se da seguinte forma: 37% com motorização Bi-Fuel, 36% a gasolina (incluindo MHEV); 27% com propulsor híbrido. Foram vendidas algumas unidades com motor Diesel, mas em volume muitíssimo reduzido, sem contributo estatístico para o relatório da Jato Dynamics.



A Volkswagen, tal como a Dacia, conseguiu colocar dois modelos no top 5, com o T-Roc “Made in Portugal” a conquistar a quinta posição com 15.655 unidades e um crescimento de 7%. Praticamente nove em cada dez T-Roc vendidos estavam equipados com uma motorização a gasolina, com a tecnologia Diesel a representar apenas 13% das vendas.


Apenas um modelo não europeu no top 10

O Citroën C3, com 15.524 unidades e um crescimento de 2%, garantiu a sexta posição entre os dez modelos mais vendidos na Europa no passado mês de janeiro. 81% das unidades comercializadas estava equipada com uma motorização a gasolina, sendo os restantes 19% representados pela versão 100% elétrica a bateria.


Só um modelo não europeu do ranking

O único modelo não europeu do ranking do velho continente surge no sétimo lugar, o Toyota Yaris Cross. As 15.337 unidades vendidas estavam todas equipadas com a motorização híbrida da marca japonesa, mas o modelo registou uma queda de 12% comparativamente ao mesmo período do ano passado.



A Volkswagen colocou um terceiro modelo entre os dez primeiros classificados, com o Tiguan a ocupar o oitavo lugar. Foi inclusivamente o modelo com maior crescimento do top 10, com uma subida de 45% das suas vendas para um total de 15.330 unidades. O mix das motorizações preferidas dos condutores europeus foi o seguinte: 37% para o motor Diesel; 35% para o motor a gasolina (incluindo MHEV); 28% para os propulsores híbridos plug-in.


O bem-sucedido FIAT Panda conquistou a nona posição com um total de 14.203 unidades vendidas e uma subida da sua procura em 10%. Todos os Panda comprados em janeiro na Europa estavam equipados com uma motorização a gasolina, incluindo eletrificação mild hybrid.



O top 10 fecha com o Opel Corsa, modelo que acumulou um volume total de 14.162 unidades e que, tal como o Panda, registou uma subida de 10% comparativamente a janeiro do ano passado. 94% dos Corsa comprados em janeiro dispunham de um motor a gasolina (incluindo MHEV) e apenas 6% foi escolhido com motorização puramente elétrica a bateria.

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page