JATO Dynamics relata descida de 2% das matrículas na Europa em janeiro. Elétricos e marcas chinesas em ascensão, Elon Musk em queda.

De acordo com o mais recente relatório da JATO Dynamics, o mercado automóvel na Europa registou uma descida de 2% em janeiro quando feita a comparação com o período homólogo de 2024. No total, foram registados 993.068 veículos de passageiros na Europa-28.
Em termos de motorizações, os veículos equipados com motores de combustão e os híbridos plug-in registaram ambos descidas dos seus volumes no primeiro mês do ano, respetivamente, 10 e 6%. Por oposição, os 100% elétricos registaram um crescimento considerável, uma subida de 38% e um total de 166.000 unidades matriculadas.
"O mercado registou um crescimento anual significativo em dezembro de 2024, em grande parte devido à implementação de incentivos e acordos de última hora no final do ano. A sua eliminação contribuiu para o declínio no número de registos de automóveis de passageiros", disse Felipe Munoz, Analista Global da JATO Dynamics.

Tesla cai
Em sentido contrário à tendência do mercado de veículos elétricos, a Tesla registou no mês de janeiro uma descida de 45% das suas vendas comparativamente ao ano passado. A marca americana foi responsável por 9.913 matrículas, volume inferior que pode justificar-se, por um lado, pela chegada do renovado Model Y, mas também pelo recente e polémico envolvimento de Elon Musk na política norte-americana.
"Não é invulgar as vendas caírem imediatamente antes da introdução no mercado de uma nova geração ou atualização, uma vez que a marca reduz a produção do modelo existente em antecipação do novo lançamento. É provável que seja isto que a Tesla está a vivenciar antes de lançar a versão atualizada do Model Y, sendo expectável que as vendas aumentem mais tarde", comentou também Felipe Munoz.

Recorde-se que o Model Y foi o automóvel mais vendido da Europa em 2023 e o quarto mais vendido no ano passado. A mais recente versão do Model 3 da Tesla foi lançada no final de 2023 e registou um declínio de 44% nas matrículas em janeiro de 2025. "O desempenho do Model 3 e do Model Y é uma indicação do declínio da popularidade da Tesla na Europa em geral", adiciona o especialista da JATO Dynamics.

Marcas chinesas com tendência muito positiva
Em sentido contrário ao panorama geral do mercado europeu e, em especial, da Tesla, seguem as marcas chinesas. Com um total de 37.134 automóveis registados no primeiro mês do ano, as marcas chinesas garantiram um crescimento de 52% no mercado europeu comparativamente a janeiro de 2023. Em termos de quota de mercado, a percentagem subiu 1,3 p.p. para um total de 3,7%.

Komentar