top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Ex-piloto de F1 vende um dos piores Ferrari

O ex-piloto de Fórmula 1 Jean Alesi prepara-se para vender peça importante da coleção privada de automóveis, mas que tem o estatuto muito pouco honroso de ser apresentado como um dos piores monolugares de sempre da Scuderia Ferrari na categoria-rainha do desporto automóvel. Trata-se do F92 A com que competiu no Mundial de 1992. O leilão a cargo da Artcurial Motorcars encontra-se marcado para janeiro de 2026.


ree

Como sempre acontece, cada monolugar novo da Ferrari é um símbolo de em ambição e otimismo. O F92 A não foi exceção. Concebido por Jean-Claude Migeot, este monolugar surpreendeu pelo pioneirismo aerodinâmico do fundo duplo, adotado depois de resultados ótimos durante as baterias de testes cumpridas em túnel de vento.

 

Porém, a realidade foi muito diferente e, durante a temporada, o monolugar, à debilidade aerodinâmica, somou a falta de fiabilidade, combinação na origem de temporada horrível para a Scuderia – apenas dois pódios em 16 grandes prémios, ambos por Jean Alesi (terceiro em Espanha e no Canadá. Pior sorte teve o companheiro de equipa do francês, a esperança italiana Ivan Capelli. que somou apenas três pontos nas primeiras 14 corridas do Mundial e acabou substituído pelo compatriota Nicola Larini (zero pontos nas duas rondas finais do campeonato…).



Apesar do palmarés “desbotado”, Jean Alesi recebe da Scuderia o chassis #136, que mantém até hoje todos os componentes originais, incluindo o V12 3.5 com mais de 750 cv. Mas, a 27 de janeiro de 2026, o F92 A encontrar-se-á entre os 65 Fórmula 1 que a Artcurial Motorcars apresentará em leilão, em Paris, França. Atualmente, o monolugar encontra-se no ginásio do ex-piloto, em Avignon.

 

Apesar de não ter o “pedigree” vitorioso de outros Ferrari, por pertencer a Alesi e representar uma era particular de liberdade técnica e tecnológica na Fórmula 1, explicam o impacto gerado por esta notícia, com muitos colecionados “empenhados” na compra do F92 A.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page