FIAT “em três rodas” para entregas last mile
- João Isaac
- há 12 horas
- 2 min de leitura
Divisão de comerciais da marca italiana inova ao lançar veículo elétrico de três rodas em mercados de África e Médio Oriente.

A FIAT Professional, a divisão de veículos comerciais da marca italiana, revelou hoje as primeiras imagens do TRIS, um pequeno veículo elétrico que deve o seu nome à sua configuração de três rodas, apontando-o a serviços de entrega do tipo last mile em mercados de África e do Médio Oriente.
O TRIS está igualmente preparado para se adaptar a vários tipos de tarefa e serviço, estando disponível em três configurações distintas – chassis-cabina, plataforma e pick-up – garantindo versatilidade para as mais diversas áreas de atividade e sempre com zero emissões de escape.
A designação TRIS justifica-se igualmente pela disposição característica das três luzes LED, bem como pela facilidade da sua pronúncia em vários idiomas, o que permite que o modelo seja facilmente identificável junto de vários tipos de público e em diversos mercados globais.
Em termos de dimensões, o TRIS mede apenas 3,17 metros de comprimento, o que lhe permite contar com um raio de viragem reduzido de 3,05 metros. A área de carga oferece 2,25 metros quadrados, espaço suficiente para receber uma europalete. A capacidade de carga útil homologada é de 540 kg.
A bateria de lítio tem 6,9 kWh pode ser carregada através de uma tomada de 220 V – 0 a 80% em 3h30m - e garante uma autonomia de cerca de 90 quilómetros. O motor disponibiliza 9 kW de potência e 45 Nm de binário. Por dentro, dispõe de um display digital de 5,7 polegadas e de entradas USB-C e 12 V para carregamento de dispositivos. Foi dada especial atenção à ergonomia, quer no acesso, quer no conforto do banco, e no habitáculo existem igualmente um porta-luvas fechado com 3 litros de capacidade e redes de arrumação adicionais.
O pequeno TRIS é fabricado em Marrocos e será proposto aos clientes em regime de leasing ou de leasing com opção de compra, medida com que a FIAT Professional espera chegar a um maior número de utilizadores, sejam empresários locais ou serviços de pequena economia.
Comments