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Ford: mais 1000 empregos em risco na Alemanha

A fábrica da Ford em Colónia, Alemanha, está a sofrer as consequências da baixa procura de automóveis elétricos no mercado europeu. De acordo com fontes da unidade, atualmente, prepara-se a redução do ritmo e do volume de produção dos modelos Explorer e Capri. Consequentemente, também serão feitas menos baterias.


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A fábrica prepara-se mesmo para começar a operar só com um turno de trabalho a partir de janeiro de 2026, cenário que coloca em risco cerca de 1000 empregos. Há menos de 12 meses, recorda-se, a Ford anunciou redução significativa no número de postos de trabalho na Europa até 2027. Os primeiros estimativas apontavam para cerca de 4000 despedimentos, com 2900 só na Alemanha.


A estratégia de produzir apenas carros elétricos é arriscada, devido à elevada capacidade instalada na unidade alemã, de 250.000 automóveis/ano. As “saídas de cena” dos produtos mais acessíveis no catálogo europeu da marca da oval azul, sobretudo do Fiesta e do Focus, assim como as dificuldades em diferenciar Explorer e Capri dos elétricos da Volkswagen baseados na mesma arquitetura técnica (a plataforma MEB do consórcio alemão), aparentemente, também não está a ajudar a Ford.



No entanto, também já existem sinais de… “marcha-atrás”. Depois de todos os investimentos realizados em Colónia para a produção de elétricos, a Ford deverá redirecionar parte dos recursos financeiros para o desenvolvimento de geração nova de motorizações híbridas e diz-se que a marca admite até a reintrodução na gama de alguns dos carros que descontinuou recentemente.


Atualmente, a quota de mercado da Ford na Europa é de apenas 3,3%. As vendas, nos primeiros sete meses do ano, comparativamente ao período homólogo de 2024, aumentaram apenas 0,7%.

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