Fábrica da BYD (talvez…) em Espanha
- Pedro Junceiro

- 15 de out.
- 2 min de leitura
A BYD deve escolher Espanha para a instalação da terceira fábrica na Europa (primeira na Turquia, segunda na Hungria). A marca chinesa que mais carros elétricos vende em todo o mundo ambiciona continuar a progredir no Velho Continente e a construção de unidades industriais na região facilitará esse processo, disseram fontes do fabricante à agência Reuters.

De acordo com a notícia, a escolha de Espanha deve-se aos custos laborais moderados no país vizinho e à rede de energia com muitas fontes renováveis. Uma terceira fonte ouvida pela agência, no entanto, garantiu que a BYD ainda está a considerar opções noutros países europeus e necessita de luz verde das autoridades chinesas para formalizar qualquer acordo.
A favor de Espanha, por exemplo, encontra-se o não apoio de Madrid ao aumento pela Comissão Europeia (CE) das tarifas aduaneiras pagas pelos carros elétricos fabricados na China. Outro país bem cotado é a Alemanha, que votou contra a imposição de tarifas, mas os custos da mão de obra ou da energia são muito menos favoráveis.

Centro de competências
A produção de carros elétricos em Espanha está a aumentar rapidamente, consequência tanto da transformação do mercado automóvel, como do ressurgimento de marcas como a Ebro e a Santana Motors, ambas impulsionadas por acordos com fabricantes chineses interessados em produzirem no país vizinho.
Dados da ICEX, entidade pública orientada para as empresas e dependente do Ministério da Economia, Comércio e Negócios de Espanha, indicam que o país tem, neste momento 18 fábricas pertencentes a nove fabricantes multinacionais, que produziram 2,38 milhões de unidades em 2024 (num total de 44 automóveis, 25 com versões eletrificadas). Atualmente, Espanha é o segundo país que mais automóveis produz na Europa, superando-o apenas a Alemanha.







Comentários