Fiat Grande Panda Kartell
- João Isaac
- 9 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de abr.
Colaboração especial associa o FIAT Centro Stile à marca de "design" italiana Kartell. Grande Panda Kartell no Salão de Mobiliário de Milão, Itália, entre os dias 8 e 13.

A FIAT deu a conhecer uma versão especial do novo Grande Panda, resultado de uma parceria do Centro Stile com a marca de design Kartell. O novo Grande Panda Kartell é, por um lado, a celebração do design italiano, mas também uma motivação para impulsionar uma procura contínua por inovação, explorando novas ideias de conceção de produtos. O Grande Panda Kartell estará exposto no Salone del Mobile em Milão, de 8 a 13 de abril.
“Estou muito contente com esta colaboração. A Kartell é o exemplo da excelência italiana em design sustentável e icónico e partilha os mesmos valores que a FIAT", comentou Olivier François, CEO da FIAT e CMO Global da Stellantis. "Trabalhar em conjunto impulsiona uma cultura de inovação contínua, capacitando ambas as marcas a ultrapassar os limites e explorar novas ideias com confiança. Esta abordagem leva à criação de conceitos únicos e inovadores que elevam a utilização de materiais e elementos de design sustentáveis”, continuou.
O Grande Panda Kartell destaca-se por elementos exclusivos, sendo o maior destaque a pintura num tom vermelho específico, em linha com a identidade da marca de design. O tom azul Tasmania foi utilizado no interior para destacar os contrastes e contribuir com aquilo a que a marca chama de efeito pop. O logótipo da Kartell surge aplicado em vários pontos do Grande Panda, como por exemplo nas jantes, na traseira e no terceiro pilar.
Outro objetivo da colaboração foi estudar o desenvolvimento e aplicação de novos materiais sustentáveis, sendo disso exemplo um polímero de segunda geração derivado de fontes renováveis, bem como a produção de uma tela de assento desenvolvida com recurso aos restos de têxteis utilizados na produção de uma poltrona da marca italiana. Desta forma, destaca o comunicado oficial da FIAT, potencia-se a redução de resíduos, transformando-os em materiais de qualidade com o foco no desenvolvimento de uma economia circular e sustentável.

A colaboração entre as duas marcas italianas remonta à década de 1950, quando a Kartell concebeu um suporte para esquis para a primeira geração do Fiat 500. Posteriormente, já em 2020, colaboraram em projetos como o 500e Kartell.
“Olhar para o futuro é a nossa missão”
“Olhar para o futuro é a nossa missão”, afirmou Claudio Luti, Presidente da Kartell. “É uma atitude que está no centro de quem somos. Olhar para o futuro significa abordar cada dia com a vontade de agir, de fazer melhor e de criar emoção e beleza. É este o espírito da nossa parceria com a FIAT: uma oficina criativa centrada no Grande Panda Kartell, moldada pelo diálogo permanente entre designers e engenheiros, pelos valores partilhados e pelos laços de longa data entre as nossas duas marcas”, concluiu.
Comentarios