Great Wall revive expansão europeia
- Pedro Junceiro

- 17 de out.
- 1 min de leitura
A Great Wall Motor (GWM) decidiu “ressuscitar” o plano estratégico de expansão na Europa que tinha parado em 2024, então sob o argumento de antecipar volumes de vendas muitos reduzidos e a imposição de tarifas aduaneiras aos carros produzidos na China. Agora, a companhia diz-se preparada para retomar o compromisso e realizar investimentos significativos na região.

O objetivo é fazer com que a GWM consiga tornar-se numa marca generalista de grande volume em todos os principais países europeus, o que pressupõe, também, um plano de produto ambicioso, que é apresentado assim: “todos os cenários, todas as motorizações”. Isto significa que o grupo planeia aumentar a gama carros e motorizações à venda num mercado cada vez mais competitivo.
A primeira fase do programa, com arranque marcado para meados de 2026, sete carros novos, com a linha de produtos GWM Haval em estreia no continente (a marca introduziu-a no Reino Unido muito recentemente). O fabricante apresenta-se como “líder chinês na produção de SUV e 4x4”, o que pressupõe o lançamento de diversos Sport Utility Vehicles (SUV), com duas e quatro rodas motrizes.

A GWM também prepara gama nova de citadinos e compactos, que integra na linha Ora. Mas, eis mudança em relação ao passado, a Great Wall Motor anuncia diversidade maior de motorizações: combustão, híbridas, híbridas Plug-In e elétricas.
A expansão da gama coincidirá, naturalmente, com a entrada da GWM em muitos mercados europeus. Nos maiores, como Espanha ou Itália, a marca contará com representações próprias. Nos mais pequenos, recurso a acordos com importadoras independentes. O plano detalhado será conhecido nos próximos meses.







Comentários