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Lamborghini Temerario com 920 cv em Portugal

Sucessor do Huracán, o Temerario é a nova coqueluche da Lamborghini para o segmento dos superdesportivos, com este automóvel a apresentar uma motorização híbrida capaz de produzir uma potência combinada de 920 cv, devido à combinação de V8 com 800 cv e três motores elétricos. Preço no mercado português: 400.000 €, mais euro, menos euro!


Lamborghini Temerario

A Lamborghini continua a sua aposta em modelos com a tipologia HPEV (“High Performance Electrified Vehicles”), ou seja modelos desportivos de altas prestações que utilizam a vertente híbrida para incrementar as prestações. Uma forma diferenciada de abordar a eletrificação que, de resto, não é exclusiva desta marca italiana.

 

A mais recente evolução deste conceito surge com o Temerario, um híbrido “plug-in” com que a Lamborghini procura bater o Huracán em todos os aspetos, desde as prestações à funcionalidade, passando também pelo lado fundamental da dinâmica, resultando num modelo mais polido para diferentes tipos de utilização.

 

Na apresentação em Portugal, Gaetano Santoro, gestor de produto do Temerario, destaca que este modelo permite à Lamborghini reforçar o seu posicionamento entre os clientes que procuram prestações elevadas e “design” exclusivo, sendo um dos modelos de geração mais recente.


Lamborghini Temerario

“Coração forte” 

No cerne deste produto da marca de Sant’Agata Bolognese está o motor V8 biturbo de 4.0 litros de 800 cv de potência (entre as 9.000 e as 9.750 rpm) e 730 Nm de binário, que é associado a três motores elétricos, para uma potência conjunta de 920 cv e binário máximo de 800 Nm. O motor de oito cilindros destaca-se por ter cambota plana, uma solução comum entre desportivos de altas prestações. A marca italiana garante ter dado muita atenção à questão da sonoridade, a qual também se altera consoante o modo de condução selecionado (por intermédio de uma válvula no escape).



Dos três motores elétricos, com 150 cv (110 kW) cada, um está diretamente acoplado ao motor de combustão interna, atuando como motor de arranque/gerador, auxiliando pontualmente a unidade V8 na transmissão da potência ao eixo traseiro. Os outros dois estão situados no eixo dianteiro, o que permite ao Temerario oferecer solução e-AWD, isto é, tração às quatro rodas eletrificada, com vetorização do binário incluída para assim melhorar o dinamismo combinado.

 

A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 2,6 segundos, enquanto a velocidade máxima ronda os 340 km/h.

 

Pensado sobretudo como um modelo de prestações mais extremas, a bateria é de pequena capacidade – 3,8 kWh – que pode ser recarregado a partir de uma tomada externa ou a partir da energia gerada pelo próprio motor de combustão, o que é menos eficiente.

 

O conjunto dispõe ainda de caixa automática de dupla embraiagem, cuja atuação varia, tal como os restantes parâmetros do chassis, a partir dos modos de condução disponíveis – “Città” (cidade, elétrico), “Strada”, “Sport” e “Corsa”.


Lamborghini Temerario

Aerodinâmica e rigidez melhoradas 

Graças a soluções avançadas, o Temerario apresenta uma carga aerodinâmica 118% superior em comparação com o Huracán EVO, chegando aos 158% na versão “Alleggerita”. Esta última é uma novidade por ser opção logo desde o lançamento, permitindo ao modelo beneficiar de uma redução de peso de 12,65 kg face à versão standard, podendo atingir uma poupança total de 25 kg com opções adicionais, como jantes em fibra de carbono e elementos interiores mais leves. Esta opção faz com que o Temerario seja mais exclusivo e mais veloz.

 

Nota, ainda, para a nova estrutura espacial em alumínio ultraleve que proporciona um peso geral mais baixo e um aumento de 20% na rigidez torsional.


Lamborghini Temerario

Modernização interior 

O interior, por seu turno, revela grande foco no condutor, com destaque ainda para o ambiente desportivo e de alta qualidade, sem esquecer a necessária vertente da tecnologia de conectividade, aqui presente sob a forma de um grande ecrã central tátil de 8,4 polegadas, complementado pelo painel de instrumentos digital com ecrã de 12,3 polegadas com grafismos diferenciados. O passageiro pode contar, ainda, com um outro ecrã de 9,1 polegadas.

 

Já os bancos de série são mais pensados para um equilíbrio entre conforto e dinamismo (com climatização), embora opcionalmente, entre os vários aspetos disponíveis de personalização, estejam banco em carbono para redução de peso. Atrás dos bancos encontra-se ainda um espaço para arrumação de bagagens, sendo que a Lamborghini destaca, como novidade, o compartimento dianteiro sob o capot com 112 litros para o mesmo efeito.



Agora em Portugal 

Na chegada a Portugal, a SIVA, importadora da marca italiana, refere que este é um modelo que permite à Lamborghini reforçar o seu posicionamento no segmento dos superdesportivos, apelando a um tipo de cliente apaixonado pelas prestações e pela imagem única.

 

“Com o Temerario, a Lamborghini completou a sua hibridização e é agora o único fabricante de luxo no mundo com uma gama totalmente híbrida, incluindo um superdesportivo V12 atmosférico, um superdesportivo V8 biturbo e um Super SUV”, destacou Licínio Almeida, Diretor-Geral da Lamborghini Lisboa, na apresentação, apontando ainda eletrificação como “uma oportunidade” para atingir novos patamares de prestações.


Lamborghini Temerario

“O motor elétrico abre novos horizontes em termos de dinâmica e experiência de condução. O ADN da Lamborghini está profundamente presente em todos os nossos modelos, em qualquer condição de utilização. O Temerario é a mais recente expressão do espírito visionário da marca”, acrescentou.

 

Quanto a preço, é de esperar um valor base pouco abaixo dos 400.000€, escalando depois consoante o equipamento opcional selecionado.


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