top of page
Logotipo | e-auto

Lando Norris “pole” na Áustria

Atualizado: 29 de jun.

Lando Norris, em McLaren-Mercedes, conquistou a “pole position” para o Grande Prémio da Áustria, ronda 11 do Mundial de 2025. O britânico cumpriu os 4,326 km do Red Bull Ring de Spielberg em 1.03,971 m, superiorizando-se ao segundo mais rápido da sessão, Charles Leclerc, da Ferrari, por 0,521 s! A corrida com 71 voltas realiza-se este domingo a partir das 14h00 em Portugal Continental.


ree

A McLaren é a segunda equipa mais bem-sucedida no Grande Prémio da Áustria, estatuto que partilha com a Mercedes (as duas escuderias, nas 37 edições desta corrida, contam com seis vitórias, superando-as só a Ferrari, que tem sete), mas nunca ganhou no Red Bull Ring, circuito reintroduzido no mapa da Fórmula 1 em 2014, após a compra do A1-Ring. Para encontrarmos êxito da formação britânica em Spielberg, temos de recuar até 2001 e à primeira posição de David Coulthard.


Este domingo, todavia, a McLaren tem oportunidade de ouro para igualar a Ferrari no topo da tabela de construtores com mais vitórias na Áustria. A equipa campeã em título apresenta-se num momento de forma ótimo, como demonstrou durante a qualificação para o 11.º grande prémio de 2025, que ganhou, com Lando Norris. O britânico, com o 4,326 km e 10 curvas em 1.03,971 m, colocou acabou com um jejum que durava desde 2000 (Mika Häkkinen) e conquistou a 12.ª “pole position” no Mundial de Fórmula 1, mas a terceira da temporada e a primeira em Spielberg. Já para a escuderia inglesa, este ano, é a oitava!


ree

“Uma volta muito boa, sem dúvida! Depois da primeira tentativa, sabia que podia melhorar nalgumas zonas do circuito e, felizmente, consegui fazê-lo. Estou muito feliz com este resultado, mas a corrida e o campeonato são longos”, disse Norris, o segundo classificado no Mundial, com menos 22 pontos do que Oscar Piastri, o parceriro de equipa, o terceiro mais rápido desta qualificação, atrás, também, do Ferrari de Charles Leclerc.


ree

Os 0,521 s com que Norris conseguiu impor-se a Leclerc significam a “pole” mais confortável da temporada, facto que o piloto da Ferrari não ignorou. “Ainda não vi a volta do Lando, mas a diferença é muito considerável, de facto. Estou satisfeito por me encontrar na primeira linha da grelha de partida, o que não sucedia desde o Mónaco! Somos melhores em corrida do que em qualificação e, por isso, estou otimista. Tenho de elogiar a equipa, por nunca desistir”, disse o monegasco.


ree

Piastri, o comandante do campeonato, manifestou-se conformado com a terceira posição, mas disse que ambiciona mais para a corrida, e Max Verstappen, da Red Bull, tetracampeão em título e terceiro no campeonato, com menos 43 pontos do que o australiano da McLaren, qualificou-se em sétimo, não conseguindo, assim, a quinta “pole” consecutiva na Áustria.

ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page