Maior parque ibérico é em Madrid
- João Isaac

- 23 de set.
- 2 min de leitura
Galp e Grupo BMW inauguraram o maior parque de carregamento de carros elétricos na Península Ibérica. Situa-se no centro comercial Intu Xanadú, na região de Madrid, capital espanhola, e conta com 116 pontos de carregamento – 16 ultrarrápidos e 100 semirrápidos (potências de até 180 kW e 22 kW, respetivamente).

A localização da infraestrutura nova, no centro da Península Ibérica e num dos corredores de circulação mais importantes entre Portugal e Espanha, explica-se com a forte afluência à superfície comercial – mais de 12,5 milhões de clientes/ano. A potência instalada é de 3,6 MW, suficiente para permitir carregamentos simultâneos de número elevado de veículos elétricos sem saturação da rede.
“Apenas nos últimos cinco anos, a Galp investiu mais de 1300 milhões de euros em Espanha, o que reflete a importância do país vizinho para a nossa estratégia. O projeto Xanadú demonstra o nosso compromisso no domínio da mobilidade elétrica”, diz João Diogo Marques da Silva, da Galp.

Dependendo do carregador utilizado e da viatura elétrica, os utilizadores poderão, em média, recuperar cerca de 100 km de autonomia em apenas 6 minutos de ligação ao posto de carregamento. A Galp, com inauguração deste parque, passa a dispor de cerca de 8500 carregadores elétricos, volume que tem duplicado de ano para ano desde 2020.
“A transição energética não acontecerá sem a adesão dos cidadãos e, por isso, estamos a democratizar o acesso a pontos de carregamento na Comunidade Autónoma de Madrid, onde se registou o maior volume de vendas de carros elétricos em Espanha. No entanto, não vamos competir pelo número de tomadas instaladas, mas sim pelas melhores localizações, os melhores serviços de conveniência e as plataformas de pagamento mais ágeis. Tudo para atrair mais pessoas para o caminho da mobilidade sustentável”, acrescenta David Álvaro, administrador-delegado da Galp em Espanha.








Comentários