Chineses superam Tesla na Europa
- João Isaac
- 25 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de mar.
No passado mês de fevereiro foram registados 164.148 automóveis elétricos novos na Europa. Tesla desceu para o pior mês de fevereiro de sempre nos últimos cinco anos. Dacia Sandero liderou o mercado.

De acordo com os mais recentes dados oficiais da JATO Dynamics, foram registados 164.148 automóveis elétricos na Europa no passado mês de fevereiro, volume a que corresponde uma subida de 26% comparativamente ao período homólogo de 2024. Considerando, igualmente, que o mercado total recuou 2,5% para 966.271 matrículas, os elétricos conquistaram uma quota de 17%, mais 3,8 pontos percentuais do que em fevereiro do ano passado. Já o mercado dos híbridos plug-in, com 72.639 registos, subiu 1% e garantiu uma quota de mercado de 7,5%.
Melhor mês de fevereiro de sempre para os elétricos a bateria
Assim, e de acordo com a informação da JATO, este foi o melhor mês de fevereiro de sempre para os elétricos a bateria, acumulando um volume total de 329.700 unidades com janeiro e garantindo assim uma subida de 31% comparativamente aos dois primeiros meses de 2024. Em sentido oposto está a Tesla de Elon Musk, marca que registou uma descida de quota de mercado para 9,6% em fevereiro. No acumulado do ano, a quota da Tesla é de apenas 7,7%, quando no ano passado, nos dois primeiros meses, era de 18,4%.

"A Tesla está a viver um período de grandes mudanças. Para além do papel cada vez mais ativo de Elon Musk na política e do aumento da concorrência que enfrenta no mercado dos veículos elétricos, a marca está a eliminar gradualmente o atual Model Y - o seu modelo mais vendido - em antecipação à chegada da sua atualização", afirma Felipe Munoz, Analista Global da JATO Dynamics. "Durante este processo, as marcas sofrem frequentemente uma descida nas vendas antes de regressarem ao normal, assim que o novo modelo se torna amplamente disponível. Marcas como a Tesla, com uma gama relativamente pequena, são particularmente vulneráveis quando realizam uma atualização de modelo."
As vendas do Model Y recuaram 56%
As vendas do Model Y recuaram 56% para 8.800 unidades e as do Model 3 desceram 14% para 6.800 registos, mas ambos os modelos continuam a ocupar os dois lugares mais altos da tabela de modelos BEV mais vendidos. De acordo com Felipe Munoz, a grande diferença nas descidas das vendas de ambos os modelos sugere que o mau momento que a Tesla atravessa é explicado, na sua maioria, pela chegada do novo Model Y e não tanto pelas declarações e posição política de Musk. No entanto, avança o especialista de mercado automóvel, é necessário aguardar pela reação do mercado à introdução do novo modelo para se poder ter mais certezas nesta análise.

A Tesla caiu para o segundo lugar do ranking de marcas em termos de vendas de elétricos. Com 15.737 unidades, a marca de Elon Musk foi superada pela Volkswagen, cujo volume de automóveis elétricos vendidos subiu 180% para 19.565 unidades. No que diz respeito aos grandes grupos de fabricantes, o Geely Group destaca-se com 19.800 elétricos vendidos, superando os cerca de 15.700 automóveis da Tesla. Em fevereiro de 2024, a marca de Elon Musk tinha conseguido comercializar 28.131, batendo os 23.182 do gigante chinês.

Com as recentes variações registadas, o modelo mais vendido da Tesla, o Model Y, saiu igualmente do top 10 considerando todos os tipos de energia. O Dacia Sandero foi o modelo mais vendido na Europa em fevereiro no mercado total, relegando o novo Citroën C3 para a segunda posição, com um mix de 28% em termos da motorização elétrica. O pódio europeu no passado mês de fevereiro fecha com o Renault Clio, modelo que ficou a apenas 192 unidades da segunda posição. Destaque ainda para a sexta posição do Dacia Duster, modelo que, em conjunto com os bons resultados comerciais dos Renault 5 e Symbioz, suportaram um crescimento de 12% do Grupo Renault, bem como um ganho de quota de mercado de 1,5 pontos percentuais.
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