top of page
Logotipo | e-auto

Mazda captura CO2 durante a condução

A Mazda iniciou programa de testes a tecnologia revolucionária de captura de dióxido de carbono (CO2) durante a condução, método integrado na estratégia de “fórmulas” muito diversificadas de promoção da sustentabilidade preconizada pela marca de Hiroshima. Para este projeto, a empresa recorreu a unidade de competição do compacto 3, que experimentou no circuito de Fuji, no Japão.


ree

O plano da Mazda para o futuro da mobilidade não assenta apenas no óbvio, a eletrificação. Provou-o recentemente, no Salão de Mobilidade de Tóquio, com a apresentação da tecnologia de captura de carbono durante a condução (Mazda Mobile Carbon Capture). A primeira experiência a este sistema realizou-se durante o fim de semana do campeonato Super Taikyu Series.

 

O carro de teste, um Mazda3 Hatchback inscrito pela equipa Mazda Spirit Racing 3 Future Concept, tinha o #55 e “transportava” muitas tecnologias de ponta, com a competição a servir de “laboratório de testes” para desenvolvimentos novos. Neste automóvel, motor térmico alimentado por biodiesel (HVO 100), combustível neutro em carbono que também tem sido utilizado na Europa, associado a dispositivo com zeólito, estrutura porosa que absorve o CO2 dos gases de escape.


ree

E os resultados registados durante a experiência na corrida de 4 Horas foram muito prometedores. O dióxido de carbono “capturado” ficou armazenando em tanque e pode utilizar-se, posteriormente, na para fazer materiais em carbono ou no enriquecimento do ar em estufas dedicadas a muitos tipos de culturas. A Mazda pretende continuar a trabalhar no desenvolvimento a tecnologia no próximo ano, e utilizando a mesma plataforma de trabalho, a Super Taikyu Series, para melhorar mais as taxas de recuperação de CO2.

 

Paralelamente, a Mazda também investe no desenvolvimento de carros com mecânicas eletrificadas de diversos tipos, de “mild hybrids” (MHEV), a híbridos Plug-In (PHEV) e elétricos alimentados só por baterias (BEV). E, assim, combinando o potencial das todas as tecnologias, a marca ambiciona aumentar a eficiência e as emissões de CO2 dos motores térmicos. E o fabricante nipónico também está empenhado na introdução dos combustíveis neutros em carbono.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page