top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Mazda recupera motor Wankel

O Mazda Vision X-Coupe, protótipo inovador apresentado no Salão de Mobilidade de Tóquio, no Japão, destaca-se por recuperar o motor rotativo (Wankel), integrando-o em sistema híbrido de alto desempenho que tem a particularidade de “limpar” o ar sempre que está em funcionamento! E este estudo em que o “X” significa “Cross” sobressai, igualmente, pelo desenho muito futurista e o foco na otimização da relação Homem-Máquina.


ree

O Vision X-Coupe é desportivo com 4 portas com perfil de “coupé”, apresenta-nos outra evolução do Kodo, a linguagem de “design” da marca de Hiroshima, Japão e tem dimensões generosas (5,050 m de comprimento, 1.995 m de largura, 1,480 m de altura e 3,080 m entre eixos, facto que explica a enorme liberdade de movimentos no interior).

 

No entanto, o que mais sobressai no Mazda é mesmo o sistema híbrido Plug-In (PHEV), que integra motor rotativo (Wankel) com tecnologia turbo, máquina elétrico e bateria de iões de lítio. A potência reivindicada é de 510 cv e, segundo a marca nipónica, a tecnologia permite até 160 km de condução sem emissões de CO2 e até 800 km em modo híbrido.


ree

Mais curiosa é a afirmação de que este protótipo, em movimento, consegue “limpar”, com a Mazda a indicar que recorre a combustível neutro em carbono derivado de microalgas, que combina com a tecnologia exclusiva “Mazda Mobile Carbon Capture” para a captura de dióxido de carbono (CO2). E, assim, reduz-se sobremaneira o impacto do automóvel na poluição atmosférica.



Este é um dos dois estudos que expressa o lema da Mazda eleito para a edição deste ano do Salão de Mobilidade de Tóquio, Japão: “A Alegria de Conduzir Alimenta um Amanhã Sustentável”. A marca trabalha de olho em 2035, ano da proibição do comércio de motores de combustão em carros novos na Europa. “Sob a missão global partilhada de perseguirmos a neutralidade carbónica, acreditamos que a alegria de conduzir pode ser uma força de mudança positiva. Continuamos muito empenhados na satisfação dos desejos de todos os que amam automóveis e desejam conduzi-los no futuro”, disse Masahiro Moro, presidente e administrador-delegado do construtor.



O outro “concept” da Mazda em Tóquio-2025 é o Vision X-Compact, que tem dimensões próximas do Mazda2, e foi concebido para melhorar a relação das pessoas com os automóveis, através da fusão de modelo digital sensorial humano com Inteligência Artificial empática. Agindo como um companheiro de proximidade, a tecnologia tem a capacidade de manter conversas naturais e sugerir destinos. Representa a visão da Mazda para o futuro da mobilidade inteligente.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page