Norte-irlandês do Team Hyundai Portugal arrasa concorrência no Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto, comandando a prova de fio a pavio e vencendo nove das 11 especiais!
A história antecipava-se, conhecendo-se a capacidade do piloto e potencial do i20 N Rally2, mas talvez muito poucos antecipassem domínio tão contundente de Kris Meeke no Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto, “pontapé de saída” no Campeonato de Portugal (CPR) de 2024. O norte-irlandês de 44 anos foi o piloto mais rápido em nove das 11 “especiais” da prova da Demoporto, Clube de Desportos Motorizados do Porto, terminando os 110,30 km ao cronómetro com 1.08,9 m de vantagem sobre o segundo classificando, Armindo Araújo, num Skoda Fabia RS Rally2.
Para Kris Meeke, que tem cinco vitórias no WRC, incluindo na edição 50 do Rali de Portugal, em 2016, num Citroën DS3, quinto sucesso no Nacional, após os quatro no campeonato do ano passado, depois de substituir o malogrado Craig Breen no i20 N Rally2 do Team Hyundai Portugal. O norte-irlandês também foi o mais rápido na Power Stage, “abdicando” da primeira posição apenas nas duas passagens por Cabeceiras de Basto, por “levantar o pé” do acelerador para proteção do comando que assumiu logo após o “tiro de partida”.
“É excelente começar a temporada com uma vitória! Sinto-me cada vez melhor no i20 N Rally2 e desfrutei de rali que tem muitas classificativas entre as melhores do Mundo, como a do Seixoso, que não fiz no WRC. Mantive sempre alguma margem de segurança para os adversários e estou muito contente com o resultado”, disse Meeke, que tem o irlandês James Fulton como copiloto!
Araújo, o piloto com mais títulos no Nacional (sete), também teve comportamento excecional, derrotando o boliviano Marco Bulacia, que compete com o Citroën C3 Rally2 na categoria WRC2 do Mundial de Ralis, na “batalha” pela segunda posição, por 30,4 s. O campeão em título, Ricardo Teodósio, igualmente em i20 N Rally2 do Team Hyundai Portugal, terminou este rali em sétimo (sexto entre os participantes no CPR), a 5.01,4 m de Meeke.
Gonçalo Henriques, em Renault Clio Rally4, venceu entre os duas rodas motrizes, iniciando da melhora maneira a defesa do título que traz do ano passado. Por fim, no Campeonato Promo de Ralis, primeira posição para Adruzilo Lopes, em Skoda Fabia N5 e, no Toyota Gazoo Racing Iberian Cup, troféu monomarca reservado aos GR Yaris RZ Cup com tração integral, triunfo do boliviano Bruno Bulacia.
Na calendário do Nacional, segue-se o Rali Casinos do Algarve, a 15 e 16 de março.
תגובות