Mercedes-Benz 450 SEL 6.9 celebra 50 anos
- João Isaac
- 10 de mai.
- 2 min de leitura
Um dos mais icónicos modelos da marca de Estugarda, o Classe S da série W116, está a celebrar o seu 50º aniversário.

A Mercedes-Benz está a comemorar os 50 anos do seu topo de gama 450 SEL 6.9, o Classe S da série de modelo W116 equipado com motor V8 que se impôs, na década de 1970, como um dos melhores automóveis do mundo. “Potente, extremamente confortável e prestigiante”, é assim que a própria marca alemã o define.
Aquando do seu lançamento, o 450 SEL 6.9 impressionou, não só, os clientes da Mercedes-Benz, mas também a imprensa especializada, rendidos ao refinamento, competência e sofisticação global da então nova berlina de topo equipada com o grande motor de oito cilindros com 6.9 litros de cilindrada e 286 cavalos. Cinco décadas depois, o 450 SEL 6.9 continua a impressionar, sendo um modelo muito apreciado no mundo dos automóveis clássicos.

"O 450 SEL 6.9 é a versão topo de gama do Classe S e, consequentemente, sempre foi muito procurado, até por celebridades também. Performance e luxo são uma combinação fascinante. A procura no mercado de clássicos é consistentemente elevada. As tendências de preços ao longo dos últimos anos refletem este facto: em 2025, a Classic Data indicava um preço médio de pouco mais de 50.000 euros para um veículo em excelente estado. Atualmente, dez anos mais tarde, já são mais de 80.000 euros. Os veículos excecionais podem facilmente atingir mais de 90.000 euros. É por isso que os compradores não devem hesitar quando se trata de bons exemplares. Como sempre, a regra é: o melhor automóvel é quase sempre a melhor compra. Idealmente, deve existir um historial de manutenção e reparação comprovável de um Mercedes-Benz Classic Center ou de um Mercedes-Benz ClassicPartner", disse Patrik Gottwick, Diretor de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz Heritage GmbH.

A geração W116 do Classe S – a primeira a usar a designação - foi originalmente introduzida em setembro de 1972, tendo inclusivamente vencido o prémio “Carro do Ano” em 1974 com a versão 450 SEL. A variante de topo 450 SEL 6.9 surgiria em maio de 1975, tendo sido apresentada à imprensa na Alsácia e referenciada como “O melhor automóvel do mundo” e “A berlina mais rápida do mundo”, por exemplo. Ao acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e ao atingir uma velocidade máxima de 225 km/h, era efetivamente um dos modelos mais velozes da altura.
Comentarios