A Nissan vai estar representada no Tokyo Auto Salon, certame dedicado à transformação e “tuning”, com alguns modelos criados pelos seus estudantes de engenharia, incluindo uma carrinha baseada num Nissan Z (ou Fairlady Z, no Japão).

Evento dedicado à transformação e componentes automóveis, o Tokyo Auto Salon (TAS) tem-se vindo a assumir cada vez mais relevante para os construtores. Também a Nissan anunciou a sua presença neste certame (distinto do salão automóvel de novidades previsto para uma data posterior), com os alunos de dois dos cinco colégios técnicos da Nissan Automobile no Japão a desenvolverem três protótipos especiais.
Nissan Automobile Technical College
O Nissan Automobile Technical College opera cinco “campus” em todo o Japão (Tochigi, Yokohama, Aichi, Quioto, Ehime) e, além de oferecer cursos para a obtenção de qualificações em manutenção automóvel, o colégio oferece programas especializados em desportos motorizados e carroçaria de veículos, incluindo bate-chapas e revestimento.
É precisamete dos “campus” de Aichi e Quioto, que têm programas de carroçaria, que surgem os três veículos personalizados para o TAS.
O mais peculiar é o Z Lealia, criado pelo “campus” de Quioto ao longo de seis meses, sendo definido como uma carrinha desportiva para viagens em família que pretende misturar a emoção com a vida quotidiana. De acordo com a marca nipónica, representa o desejo dos estudantes de criar um veículo para os pais que adoram carros desportivos e aspiram a ter um Fairlady Z. O nome Lealia combina a palavra inglesa “lead” com a palavra latina “familia”.
O Z Lealia apresenta um redesenho completo a fazer lembrar o mais recente Fairlady Z (nome de código RZ34), embora os estudantes tenham cortado partes do para-choques traseiro e do tejadilho para soldarem a secção traseira de um Nissan Leaf. Também alargaram os guarda-lamas traseiros para recriar a postura musculada do Fairlady Z. A cor da carroçaria, “Amarelo Ikazuchi”, é retirada também da palete do Fairlady Z RZ34.
Depois, há dois recreações de modelos mais clássicos, como o NEO Skyline, também oriundo de Quioto, tendo por base um Skyline Coupe e que evoca o modelo da década de 1970. Os estudantes tinham como objetivo criar um automóvel que captasse a essência desse modelo icónico, mas modernizando o aspeto. A carroçaria foi pintada numa tonalidade “Tomoaki Blue”, que se inspira na do modelo original, com um acabamento pérola para compor um elemento moderno.
Por fim, proveniente de Aichi, surge o Bluebird Kiwami, criado em apenas dois meses e meio pelos estudantes de terceiro ano, tendo por base um Bluebird Maxima, um modelo de topo vendido há 36 anos.
Com uma carroçaria rígida de 4 portas sem pilar central, era conhecido pela sensação de luxo e interior espaçoso. Os estudantes escolheram o nome Kiwami - que significa derradeiro em japonês - para refletir o seu desejo de aperfeiçoar todos os aspetos do exterior, interior e experiência de condução do automóvel e para expressar a essência do ADN da Nissan. A cor da carroçaria, “Aurora Flare Blue Pearl”, evoca o mar e o céu azul límpido.
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