Luís Montenegro: "F1 em 2027"
- Fábio Mendes
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Esta quinta-feira, no discurso da Festa do Pontal, evento no Calçadão de Quarteira que marca a “rentrée” política do PSD, Luís Montenegro disse que o país “tem tudo pronto para formalizar o regresso da Fórmula 1 ao Algarve em 2027” e reconheceu que a “empreitada” obriga a esforço financeiro importante. No entanto, trata-se de investimento com retorno garantido, declarou o primeiro-ministro.

O anúncio do possível regresso do Grande Prémio de Portugal ao “mapa” da Fórmula 1, inesperado, foi feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante a habitual festa da “rentrée” política do PSD no Algarve, com o governante a destacar o retorno relevante dos grandes eventos internacionais de desporto motorizado para a região, como forma de impulsionar a economia local e promover o território e o país. O MotoGP mantém-se como uma aposta forte, com a principal competição de motociclismo garantida para este ano e 2026. A Fórmula 1 também está nos planos do executivo, surgindo agora a promessa da formalização do regresso da categoria-rainha da competição automóvel ao nosso País em 2027, novamente no Autódromo Internacional do Algarve (AIA).
Confirmando-se este regresso, é o início de capítulo na história rica do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, que aconteceu em diversos períodos e circuitos. A primeira edição decorreu em 1958, na Boavista, no Porto, com vitória de Stirling Moss. No ano seguinte, a prova mudou-se para o Monsanto, em Lisboa, e Moss voltou a triunfar. Em 1960, regresso à Boavista, com triunfo de Jack Brabham. Depois, Portugal saiu do calendário durante mais de duas décadas.

O regresso aconteceu em 1984, no Autódromo do Estoril, circuito que recebeu 13 edições consecutivas do Grande Prémio. Esta era ficou marcada por momentos icónicos, como a primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1, em 1985, sob chuva intensa, e pelos triunfos de Alain Prost, Nigel Mansell, Michael Schumacher ou Damon Hill. A última corrida desta fase realizou-se em 1996, vencendo-a Jacques Villeneuve. Depois, a prova voltou a ser retirada do calendário, devido ao incumprimento das exigências de segurança da Federação Internacional do Automóvel (FIA).
O Grande Prémio de Portugal realizou-se novamente em 2020 e 2021, desta vez no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, beneficiando de oportunidade criada pela pandemia de COVID-19. Lewis Hamilton foi o grande protagonista das duas edições, com a corrida de 2020 marcada pela 92.ª vitória do britânico na Fórmula 1, registo que superou o recorde de 91 triunfos que pertenceu a Michael Schumacher durante muitos anos.

Alain Prost e Nigel Mansell são os pilotos mais vitoriosos no nosso País, ambos com três triunfos. Stirling Moss e Lewis Hamilton somam dois. Com 18 edições já disputadas, o regresso de Portugal em 2027, confirmando-se, quase coincide com mudanças técnicas que a Fórmula 1 implementará em 2026, incluindo nos chassis e nas unidades de potência.
E-AUTO e AutoSport falaram com Miguel Praia, diretor comercial do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), pedindo-lhe mais esclarecimentos sobre este tema. Praia não comentou, dizendo apenas que “desde o tempo do nosso querido Paulo [Pinheiro] que mantemos a porta da Fórmula 1 aberta. De momento, não podemos acrescentar mais”.
Comentarios