top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Ninguém pára Verstappen!

Max Verstappen, da Red Bull-Honda RBPT, poucas horas depois de vencer o Sprint integrado na 46.ª edição do Grande Prémio dos EUA, no Circuito das Américas, em Austin, no Texas, conquistou a "pole position" para a ronda 19 do Mundial de 2025.  A corrida com 56 voltas realiza-se este domingo (20h00 em Portugal Continental).


ree

O Mundial de Fórmula 1, com o Grande Prémio dos EUA, no Circuito das Américas (Austin), começa o quarto final de temporada tão emocionante como longa, a 76.ª na história da categoria criada em 1950. Confirmada a conquista pela McLaren do campeonato de construtores, o 10.º da escuderia, e o segundo consecutivo, todos os fãs de olhos na luta pelo título de pilotos, com três galos para um poleiro: Oscar Piastri, Lando Norris e Max Verstappen.

 

Este sábado, Verstappen venceu o Sprint integrado no programa da 46.ª edição da corrida norte-americana, a 13.ª no circuito texano com 5,513 km e 20 curvas. Para o neerlandês, resultado importantíssimo para as contas do campeonato, uma vez que recuperou mais oito pontos aos dois adversários diretos na corrida à vitória no campeonato, que “saíram” de cena após o arranque, devido a incidente na curva 1 que originou situação de caos e teve outros protagonistas, nomeadamente Alonso e Hülkenberg.



Assim, Verstappen, que chegou aos EUA a 63 pontos de Piastri e 41 de Norris, não perdoou e aproximou-se dos dois pilotos da McLaren-Mercedes. Agora, e com um máximo de 166 pontos ainda por atribuir (até à bandeira de xadrez no campeonato de 2025, mais seis grandes prémios e dois corridas com o formato de Sprint), Max soma menos 55 pontos do que Piastri e 33 do que Norris. Grão a grão!…


Cerca de quatro horas depois do Sprint com 19 voltas, sessão de qualificação para a corrida deste domingo (20h00 em Portugal Continental), que tem 56 voltas. Após a “pole position” conquistada na véspera, com 1.32,143 m, o piloto neerlandês da Red Bull-Honda RBPT superiorizou-se, novamente, à concorrência e, com volta em 1.32,510 m, garantiu a primeira posição na grelha de partida para o Grande Prémio dos EUA. Norris foi o segundo mais rápido, a 0,291 s de Max, e Piastri, que lidera o campeonato, conseguiu apenas o sexto melhor registo, a 0,574 s de Verstappen.


ree

“Não estou surpreendido com este resultado, mas a qualificação, devido ao calor e ao vento, foi difícil. Felizmente, o carro esteve muito forte em todos os setores do circuito”, disse Max Verstappen, que antecipou um domingo complicado, devido à superioridade teórica dos McLaren-Mercedes durante as corridas. “Por razões que estamos a tentar compreender, não temos as ‘performances’ que ambicionamos, mas acreditamos que somos mais fortes na corrida”, explicou Lando Norris.


ree

No Texas, Max Verstappen conquistou a sétima “pole position” esta época, que é a 47.ª na Fórmula 1 e a segunda em Austin (primeira em 2021). O neerlandês venceu o Grande Prémio dos EUA em 2021, 2022, e 2023. Piastri e Norris nunca ganharam corrida que a McLaren-Mercedes venceu pela última vez na estreia do Circuito das Américas na Fórmula 1, em 2012, com Lewis Hamilton – o britânico é o piloto mais bem-sucedido nesta corrida (seis, incluindo cinco no Texas) e, no SF-25 da Ferrari, qualificou-se “apenas” em quinto.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page