NIO: Rede de estações de troca de bateria a crescer
- João Isaac

- 10 de jul.
- 1 min de leitura
São já 1.000 as estações para troca rápida de baterias elétricas nas autoestradas chinesas.

A NIO inaugurou recentemente a sua milésima estação para troca rápida de bateria de automóveis elétricos nas autoestradas da China. A sua rede liga já 550 cidades chinesas e inclui um impressionante total de 3.399 estações de troca e também 2.800 estações com supercarregadores.
De acordo com os dados oficiais da NIO, a sua ampla rede de estações - que continua a crescer - já permitiu efetuar a troca rápida da bateria elétrica dos seus automóveis cerca de 79 milhões de vezes até ao momento. Apesar de ser o fabricante que mais tem investido no desenvolvimento da tecnologia, têm surgido recentemente outras empresas a adotar uma estratégia equivalente.

De acordo com a notícia avançada pelo site electrive.com, os serviços de troca de bateria nas autoestradas chinesas estão disponíveis para veículos das marcas NIO e Onvo. O acesso de automóveis da Firefly, outra submarca da NIO, está previsto após a introdução da quinta e nova geração de estações de troca de bateria, prevista para o próximo ano.
Importa destacar que esta expansão não está apenas a decorrer na China. Na Europa, por exemplo, a NIO conta já com cerca de 60 estações de troca de baterias em operação. O processo de troca está também cada vez mais rápido. A introdução da quarta geração da tecnologia, em junho de 2024, permitiu acelerar o processo em mais de 20%, sendo também por isso expectável uma significativa redução do tempo necessário com o lançamento das novas estações em 2026.







Comentários