top of page
Logotipo | e-auto

Nissan prepara elétrico míni: o Wave

A marca japonesa está a trabalhar no desenvolvimento de citadino elétrico, que tem a mesma base no Renault Twingo novo (2026), da mesma forma que fez o Micra a partir do 5 E-Tech Elétrico. Estreia comercial planeada para 2027.



Os primeiros rumores contavam-nos que o próximo citadino da Nissan, que apenas contará com motorizações elétricos, a exemplo da geração nova do Micra, poderia chamar-se Pixo, o que ressuscitaria nome abandonado pela marca há vários anos (era “gémeo” do Suzuki Alto, foi apresentado em 2008, tinha apenas 3,565 m de comprimento e vendeu-se na Europa de 2019 a 2013), mas as notícias mais recentes, que já citam fontes oficiais do fabricante nipónico, informam que a designação escolhida para o futuro concorrente no segmento A é Wave. Confirmada está a partilha de muitos componentes com o Twingo IV, que a Renault planeia produzir a partir de 2026 e propor com preços a partir de 20.000 €.


O Wave prolonga a parceria estratégica proporcionada por Aliança que também inclui a Mitsubishi, estendendo-a à categoria dos citadinos elétricos, que está a ganhar importância, devido às mudanças na mobilidade urbana. O Nissan, como o Renault Twingo, é determinante para o sucesso da estratégia comercial da Nissan. Mais: os dois automóveis serão produzidos em Novo Mesto, Eslovénia, sobre a plataforma AmpR Small.



A Renault, recorda-se, para reduzir os custos, desenvolveu o Twingo em parceria com a chinesa Geely. A bateria de origem CATL deverá ter 30 kWh de capacidade, o que permitirá 300 km de autonomia a citadino equipado com motor elétrico que tem cerca de 90 cv. E a Dacia, marca na dependência direta do consórcio francês, também terá direito ao carro próprio!

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page