Norris na primeira “pole” de São Paulo
- José Caetano
- há 3 horas
- 2 min de leitura
Lando Norris, em McLaren-Mercedes, depois de recuperar o comando do Mundial de Pilotos na Cidade do México, garantiu a “pole position” para o Sprint do Grande Prémio de São Paulo, Brasil. As 24 voltas ao circuito de Interlagos realizam-se este sábado (14h00 em Portugal Continental).

O britânico Lando Norris, 25 anos, vive momento de forma excecional. O piloto da McLaren-Mercedes, ganhando a 20.ª ronda do campeonato de 2025, na Cidade do México, recuperou o comando do Mundial de Fórmula 1 e, esta sexta-feira, iniciou a participação na 21.ª com a conquista da “pole position” para o Sprint do Grande Prémio de São Paulo, Brasil, corrida com 24 voltas ao Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) marcada para este sábado, às 14h00 de Portugal Continental.
Norris percorreu o circuito com 4,309 km e 15 curvas em 1.09,243 m, impondo-se a Kimi Antonelli, da Mercedes, por 0,097 s. É a quinta “pole” de Norris em corridas de Sprint, mas apenas a primeira em 2025 – este ano, facto curioso, em cinco fins de semana com o formato, cinco pilotos na primeira posição da grelha de partida. O britânico superou, igualmente, os adversários na luta pelo título, Oscar Piastri e Max Verstappen. O primeiro, companheiro de equipa, qualificou-se em terceiro. E o segundo, da Red Bull-Honda RBPT, conseguiu apenas o sexto melhor registo.

“Fizemos o trabalho que tínhamos de fazer, mas senti-me bem menos confortável do que no México. Também por isso, tenho de estar satisfeito com este resultado. E é bom começar bem um fim de semana tão longo”, disse Norris, que comanda o Mundial com mais um ponto do que Piastri e 36 do que Verstappen, tetracampeão em título. Assim, este sábado, em Sprint que vale um máximo de oito e decorrerá, previsivelmente, sob chuva, o piloto britânico pode beneficiar da vantagem ganha na qualificação para consolidar a primeira posição no campeonato.

Depois do Sprint, qualificação (18h00) para as 71 voltas do Grande Prémio de São Paulo, corrida programada para domingo (17h00). É a 42.ª passagem da Fórmula 1 por Interlagos – nas primeiras 37, a prova recebeu o nome do país e não da cidade; a mudança deu-se em 2021. Considerando só o formato novo, que acontece pela quarta vez no Autódromo José Carlos Pace, quatro vencedores em quatro edições: Bottas em 2021, Russell em 2022, Verstappen em 2023 e… Norris em 2024.















