Norris vence México e comanda Mundial
- José Caetano

- há 5 dias
- 2 min de leitura
O inglês Lando Norris, em McLaren-Mercedes, venceu o Grande Prémio da Cidade do México, ronda 20 do Mundial de 2025, e regressou ao comando do campeonato de pilotos, recuperando a posição perdida para o parceiro de equipa, o australiano Oscar Piastri, após a quinta “etapa” da temporada (Arábia Saudita). Faltam quatro corridas, dois Sprint e o máximo de 116 pontos. Entre os dois primeiros, um ponto de diferença! Neerlandês Max Verstappen é terceiro, com menos 36 pontos do que o britânico. Eletrizante!

A 31 de agosto, na primeira corrida depois da pausa para férias no Campeonato do Mundo de Fórmula 1, Lando Norris, foi obrigado a abandonar o Grande Prémio dos Países Baixos, devido a problema com o chassis do MCL39 da McLaren-Mercedes. O parceiro de equipa, o australiano Oscar Piastri, ganhou as73 voltas a Zanvoort, à frente do neerlandês Max Verstappen, da Red Bull-Honda RBPT, e do francês Isack Hadjar, da Racing Bulls-Honda RBPT, e passou a comandar o campeonato de 2025 com mais 34 pontos do que o britânico.
Este domingo, na quinta edição do Grande Prémio da Cidade do México – e na 25.ª visita da Fórmula 1 ao Autódromo Hermanos Rodríguez… –, o britânico de 25 anos, aproveitando uma combinação positiva de resultados, sobretudo a quinta posição de Piastri, recuperou a primeira posição no Mundial que perdeu na ronda cinco do campeonato, em Jeddah, na Arábia Saudita, precisamente para o companheiro de equipa. Norris comemorou a 10.ª vitória na categoria, a sexta deste ano, e passou a somar mais um ponto do que Oscar!

Lando Norris, arrancando da “pole” que conquistou na véspera, a 14.ª da carreira, dominou as 71 voltas ao Hermano Rodríguez, e ganhou na Cidade do México pela primeira vez! A corrida teve início espetacular, diversos momentos emocionantes e vários duelos excitantes, mas nenhum com o britânico, que manteve a primeira posição no arranque e nunca mais teve de confrontar-se com os rivais.
“Para mim, a corrida foi muito simples, precisamente o que pretendia… Arranquei bem, ganhei vantagem na primeira volta e, a partir daí, preocupei-me apenas com o meu ritmo e em concentrar-me no que fazia! Agradeço à equipa pelo trabalho e o carro incrível. É a primeira vitória no México, estou feliz. O campeonato? Encontro- num bom momento e numa boa posição, mas tenho de pensar um fim de semana de cada vez”, disse Norris.

Na Cidade do México, corrida excitante até à penúltima volta. Então, Rui Marques, o português que desempenha a função de diretor de corrida da Fórmula 1, ativou o Safety Car Virtual, devido a incidente com o Williams-Mercedes de Carlos Sainz (o monolugar parou na pista, no exterior da curva 15, e registou princípio de incêndio, razão por detrás da decisão). A ação impediu Verstappen de (tentar) atacar Leclerc e Piastri de (tentar) ganhar a quarta posição a Oliver Bearman, da Haas-Ferrari (é o melhor resultado do jovem piloto britânico da Fórmula 1 e apenas o segundo “top-4” na história da equipa norte-americana – primeiro em Áustria-2018, com Romain Grosjean).



































Comentários