top of page
Foto do escritorJoão Isaac

Suzuki Vitara elétrico no verão de 2025

Primeiro automóvel elétrico da marca japonesa baseia-se muito no "concept" eVX, estreia plataforma específica para a tecnologia (Heartect-e) e contará com tração integral Allgrip-e. Estreia na Europa programada para o início do segundo semestre do próximo ano.


Novo Suzuki Vitara elétrico chega à Europa no verão de 2025

A Suzuki revelou o seu primeiro modelo 100% elétrico de produção em série, o novo e Vitara, modelo com que pretende iniciar a sua ofensiva de produto 100% elétrica na Europa já a partir do verão de 2025.


Esteticamente, tem por base o concept eVX apresentado na Auto Expo, realizada na Índia em janeiro de 2023, e no Japan Mobility Show em outubro do mesmo ano e inspira-se na temática “High-Tech & Adventure”, combinando o estilo de um moderno crossover elétrico com o espírito aventureiro e robustez típicos do Vitara.

 

É construído com base na nova plataforma Heartect-e e dá continuidade ao legado do nome Vitara, não prescindindo, por exemplo, da possibilidade de contar com tração integral, neste caso com configuração 100% elétrica, designada por Allgrip-e. A configuração eAxle integra o motor e inversor e, no caso da versão com tração às quatro rodas, os eAxle são totalmente independentes de forma a garantir um desempenho ideal e um controlo preciso da tração. O modo Trail, por exemplo, permite liberdade adicional ao travar as rodas com menor tração, entregando o binário nas rodas com motricidade superior.


Novo Suzuki Vitara elétrico chega à Europa no verão de 2025

A Suzuki garante que a nova plataforma de construção ligeira e com proteção para altas voltagens garante igualmente um melhor aproveitamento do espaço interior devido à colocação inteligente dos módulos da bateria. A colocação das rodas nas extremidades da carroçaria e, consequentemente, os vãos reduzidos em ambas as extremidades, beneficia também a habitabilidade, refere o comunicado oficial. A distância entre eixos é de 2.700 milímetros, mais 200 mm do que a atual geração do Vitara.


"O e Vitara é o nosso primeiro BEV, desenvolvido após várias evoluções e muitos processos de tentativa e erro para criar um elétrico que seja fácil de utilizar pelos nossos clientes. Para alcançarmos uma sociedade neutra em termos de carbono, iremos oferecer uma variedade de opções, incluindo BEV, veículos híbridos e veículos a GNC, adaptados a regiões específicas. A introdução do e Vitara representa um marco significativo para alcançar a neutralidade carbónica. Após o seu lançamento, continuaremos a expandir a nossa gama de elétricos e a propor soluções de mobilidade adaptadas às necessidades de países e regiões específicos", disse Toshihiro Suzuki, Presidente da Suzuki.


Novo Suzuki Vitara elétrico chega à Europa no verão de 2025

Gama e Vitara com três versões distintas

Estarão disponíveis duas versões de tração dianteira com 106 kW/144 cv ou 128 kW/174 cv de potência e associadas, respetivamente, a baterias de 49 e 61 kWh com química de fosfato de ferro e lítio. Em ambas as motorizações, o binário é de 189 Nm. Já a versão 4WD está exclusivamente associada à bateria de maiores dimensões e combina um motor dianteiro de 128 kW/174 cv com um de 48 kW/65 cv colocado no eixo traseiro para disponibilizar uma potência total de 135 kW/184 cv e 300 Nm de binário.

O novo e Vitara será produzido na Índia a partir da primavera do próximo ano. Podemos também esperar que o próximo modelo 100% elétrico da Toyota seja derivado do e Vitara agora apresentado, tal como noticiámos na semana passada.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page