Nissan Micra entra no mundo elétrico
- Pedro Junceiro
- há 3 dias
- 5 min de leitura
A designação Micra está de regresso, agora enquanto automóvel 100% elétrico. A sexta geração deste modelo da Nissan partilha muitos elementos com o Renault 5 E-Tech, mas assegura uma identidade específica da companhia nipónica. Terá duas opções de bateria (40 e 52 kWh) e anuncia autonomia máxima até 410 km.
À sexta geração o Nissan Micra converte-se à eletrificação. O modelo citadino da marca japonesa regressa totalmente renovado, integrando a ofensiva de produto da marca que prevê o lançamento de quatro novos automóveis eletrificados até 2027, incluindo os Leaf e Juke também novos. Além disso, a Nissan também está a preparar mais uma evolução do seu sistema e-Power a aplicar no Qashqai.
A base para este Micra é a mesma do Renault 5 E-Tech, ao abrigo da aliança em vigor entre as duas marcas e que inclui ainda a Mitsubishi, embora a Nissan tenha concedido uma expressão muito própria ao Micra.
Concebido no Centro de Design Europeu da Nissan (NDE) de Londres, procurou combinar a lógica de um citadino com a de um SUV de acabamento mais “premium”, sem esquecer o lado a remeter para o dinamismo, como o centro de gravidade mais baixo e as jantes de 18 polegadas, que serão de série em todas as versões. Serão propostas três opções: tampões e jantes de liga leve de “design” Iconic e Sport.
Por outro lado, em termos estéticos, destaca-se pelos faróis redondos salientes que sobem da chapa de matrícula até ao capot, apresentando uma coreografia especial de “piscar de olhos” ao destrancar-se o veículo. Ao fechar-se o veículo, replica-se o efeito, como "despedida". Na traseira, surgem luzes de “design” simples com tecnologia LED em formato circular.

A partir do canto do farol dianteiro, a linha de cintura do novo Micra definida por aquilo a que os seus “designers” apelidaram de "bola de gelado", um entalhe impresso na superfície da porta traseira do passageiro e que, com cerca de 1 cm de largura, faz lembrar a forma que uma colher teria se fosse arrastada pela superfície de um gelado intacto. A marca propõe ainda uma paleta de cores com 14 combinações, incluindo tonalidades como a “Pure White”, “Elegant Silver”, “Mystery Black” ou “Noble Marine”, entre outras. Dependendo da gama, há opções de duas cores, com o tejadilho a poder ser preto ou cinzento.
Com menos de 4 metros de comprimento e menos de 1,8 metros de largura, o novo Micra está direcionado para o ambiente urbano, apresentando ainda 2,54 m de distância entre eixos. Apenas terá versão de cinco portas.

Interior mais refinado
A bordo, a Nissan salienta que se preocupou em oferecer um ambiente refinado e cuidado, sem esquecer a herança japonesa através de caraterísticas de “design” ocultas, como o contorno moldado do marco mais famoso do Japão, o Monte Fuji, incorporado no espaço de arrumação entre os bancos dianteiros.
Entre os elementos que se destacam no interior estão o volante de três raios e o painel de instrumentos configurável de 10,1", sendo esta medida também a do ecrã tátil central, que inclui funções como a navegação, áudio e telefone – com o ecrã ligeiramente orientado para o condutor. Os revestimentos dos bancos variam consoante a versão, estando disponíveis três acabamentos distintos – “Modern”, “Audacious” e “Chill” (a confirmar disponibilidade em Portugal). O habitáculo poderá contar com iluminação ambiente interior ajustável entre 48 cores diferentes.
Quanto a espaço para bagagens, a Nissan aponta 326 litros de capacidade, com opção de rebatimento dos bancos traseiros 40/60 a aumentar esse espaço até 1.106 litros.
Tecnologicamente, o sistema NissanConnect conta com serviços integrados da Google para criar um ecossistema amplo em torno das suas preferências, podendo fazer “streaming” de música, recorrer aos controlos por voz ou ligar-se a dispositivos domésticos inteligentes. De série, conta com o Google Maps e, com uma conta Google associada, os condutores podem aceder aos seus locais favoritos. As atualizações “over-the-air” garantem que a informação do mapa está sempre atualizada. De igual modo, o sistema dispõe ainda de método de planeamento de rotas com integração da vertente elétrica em termos de autonomia e postos de carregamento. Naturalmente, dispõe de Apple CarPlay e Android Auto sem fios.
Os condutores também têm acesso a várias aplicações disponíveis no Google Play para reforçar o apelo das viagens. O NissanConnect também conta com uma aplicação própria disponível em todas as versões, permitindo acesso a funcionalidades como o estado de carga da bateria, a localização do automóvel, o histórico de carregamento e o controlo remoto de várias funcionalidades, como a temperatura do habitáculo e o programa de carregamento.

Elétrico vezes dois
Disponível pela primeira vez como modelo totalmente elétrico, o Micra estará disponível em duas opções de potência e de bateria. A primeira tem 122 cv (90 kW) de potência e 225 Nm, estando associada a bateria de 40 kWh, com que apregoa autonomia combinada WLTP de 308 km, ao passo que a segunda tem 150 cv (110 kW) de potência e 245 Nm, surgindo associada a bateria de 52 kWh, oferecendo até 410 km de autonomia.
A recarga faz-se a 100 kW nos postos de carga rápida (DC) na versão de 52 kWh (carrega a 80 kW com a bateria de 40 kWh), demorando cerca de 30 minutos a passar de 15 a 80% da bateria. A bomba de calor é de série sempre, otimizando os processos de recarga. O Micra está também equipado com tecnologia V2L (Vehicle-to-Load) para utilizar a bateria do veículo para alimentar dispositivos externos, tais como altifalantes, bombas de ar ou mesmo aspiradores.

Com recurso à plataforma AmpR Small, o Micra centrou-se na contenção de peso, apresentando apenas 1.400 kg na versão de 40 kWh e 1.524 kg na de 52 kWh, o que influencia a eficiência e o desempenho dinâmico. Neste sentido, o posicionamento baixo das baterias e a suspensão traseira “multi-link” são apontados como aspetos positivos para oferecer um comportamento dinâmico melhorado.
Os modos de condução são também característica deste modelo, podendo ser alterados através de um interrutor no volante – a alteração do modo, entre os “Eco”, “Comfort” e “Sport”, ajusta a disponibilidade de potência e binário, a resposta do acelerador, a afinação da direção, bem como a iluminação ambiente, a cor utilizada no ecrã e as informações apresentadas. Existe ainda um modo "Perso", que permite ao condutor configurar os vários parâmetros de acordo com as suas preferências. A travagem regenerativa, com regulação por patilhas atrás do volante, está assegurada, oferecendo três níveis, incluindo um de regeneração mais intensa, aqui denominado “e-Pedal”, o qual permite, praticamente, dispensar o acionamento do pedal do travão em circunstâncias diárias.
No que toca à segurança, este Micra contará com um conjunto alargado de assistentes à condução (Nissan ProPilot), como o de manutenção na faixa de rodagem, controlo de velocidade adaptativo e travagem de emergência. O Micra também irá oferecer Aviso de Ângulo Morto, Aviso de Mudança de Faixa, Travagem Automática de Emergência na Traseira, Alerta de Tráfego Cruzado na Traseira e Alerta de Saída Segura para Ocupantes.
As vendas europeias e a chegada ao mercado nacional do novo Nissan Micra estão previstas para o final de 2025.
Comments