Polestar 3 ganha arquitetura de 800 V
- João Isaac

- 2 de out.
- 2 min de leitura
Marca sueca de automóveis elétricos na “órbita” da chinesa Geely atualiza SUV. Entre as novidades: carregamentos mais rápidos das baterias, motores mais potentes e tecnologias mais inteligentes.

A Polestar, fabricante sueco de automóveis elétricos propriedade do consórcio chinês Geely, também a casa-mãe da marca de que derivou, a Volvo, anunciou atualização importante do 3. A grande novidade para 2026 no Sport Utility Vehicle (SUV) é a mudança de arquitetura elétrica, de 400 V para 800 V, razão por detrás de mão cheia de mudanças, como o aumento da potência, a maior rapidez do(s) carregamento(s) da(s) bateria(s) e, ainda, os progressos muito significativos na capacidade de processamento computacional de informações.
As baterias de iões de lítio, de origem CATL, também são novas, e a Polester conta com duas no 3: 92 kWh de capacidade no SUV com motor traseiro e 106 kWh de capacidade nas versões Dual Motor e Performance, ambas com dois motores e, por isso, quatro rodas motrizes. Segundo o fabricante, a eficiência (ou a redução do consumo de energia) também progrediu 6%, de acordo com o protocolo europeu de homologação WLTP.

Os carregamentos das baterias, agora, podem fazer-se com potências máximas de até 350 kW, o que permite aumentar o nível de energia armazenado na bateria, de 10% para 80%, em cerca de 22 minutos – isto é, o processo torna-se 25% mais rápido. Na versão posicionada na base da gama, a potência máxima de carregamento é de 310 kW.
Todas as versões passam a estar equipadas com motor traseiro novo, que desenvolvido internamente. Nos 3 com tração integral, a máquina elétrica dianteira, como acontece no Polestar 2, passa a desligar-se automaticamente sempre que o seu contributo é dispensável, ação que beneficia a eficiência.

O chassis também recebeu modificações e passa a estar equipado com barras estabilizadoras novas e calibração diferenciada do sistema de direção. Estas alterações, combinadas com distribuição nova da potência que favorece o eixo traseiro, promete-o a marca, proporcionam uma experiência de condução mais dinâmica e emocionante.
A versão “básica”, com motor elétrico no eixo traseiro, tem 333 cv e 480 Nm, e acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 s (até 604 km de autonomia). A Dual Motor eleva a fasquia para 544 cv e 740 Nm, números que reduzem o tempo necessário para o cumprimento do mesmo “sprint” para apenas 4,7 s (até 635 km). Por fim, o Polestar 3 Performance propõe 680 cv e 870 Nm, e 0-100 km/h em 3,9 s (até 593 km de condução entre recargas da bateria).






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