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Foto do escritorPedro Junceiro

Polestar 5 carrega de 10 a 80% de energia em 10 minutos

Atualizado: 1 de mai.

Para comprovar a rapidez de carregamento do seu novo elétrico desportivo, a Polestar aliou-se à StoreDot para levar recarregar a bateria do Polestar 5 de 10 a 80% em apenas 10 minutos, com uma potência de pico que chegou aos 370 kW.



A Polestar, marca de automóveis desportivos do Grupo Geely, e a StoreDot, especialista em soluções de carregamento de alta potência, aliaram-se para um exercício em condições reais com vista à demonstração das capacidades de ambas as partes na procura pela melhoria da mobilidade elétrica.

 

Recorrendo a um protótipo do Polestar 5 e à tecnologia Extreme Fast Charging (XFC) da StoreDot, foi possível repor de 10 a 80% do estado de carga da bateria do veículo em apenas 10 minutos, com uma potência de carregamento consistente de 310 kW logo de início, subindo gradualmente até atingir um pico superior a 370 kW no final do processo de carregamento.

 

O protótipo do Polestar 5 contou com uma bateria especialmente comissionada para o efeito, com uma capacidade de 77 kWh, mas com potencial para chegar a, pelo menos, 100 kWh. Em apenas 10 minutos, o modelo conseguiu recuperar 320 km de autonomia.



“O tempo é um dos maiores luxos da vida e, como fabricante de automóveis elétricos de luxo, temos de dar o próximo passo para resolver um dos maiores obstáculos à aquisição de veículos elétricos - a ansiedade de carregamento”, começa por revelar Thomas Ingenlath, CEO da marca automóvel, acrescentando que, “com esta nova tecnologia, nas viagens mais longas, quando os condutores pararem, poderão passar menos tempo a carregar e voltar à estrada mais rapidamente do que antes. De facto, esse tempo de paragem será mais semelhante ao que se passa atualmente com um automóvel a gasolina”.


A tecnologia XFC da StoreDot utiliza células dominantes de silício com uma densidade de energia equivalente à das células NMC de última geração e não requer sistemas de arrefecimento especializados no veículo. Os módulos experimentais da bateria XFC têm uma função estrutural que melhora as propriedades mecânicas e a capacidade de arrefecimento, mantendo ou reduzindo os níveis de peso, sendo que a elevada capacidade de reciclagem e de manutenção é também fundamental na conceção do conjunto.



Por outro lado, este teste teve também como objetivo comprovar a estabilidade da potência de carregamento graças a novas tecnologias. Nas atuais baterias de veículos elétricos, as taxas de carregamento rápido podem variar, dependendo do estado de carga da bateria (SOC), caindo por vezes significativamente à medida que essa mesma carga aumenta. Porém, neste teste, a Polestar registou um aumento da velocidade de carregamento de 310 kW a 10% do SOC para mais de 370 kW a 80% do SOC, comprovando a taxa de carregamento estável da tecnologia, sem alterações significativas na velocidade de carregamento ou na eficiência. 

 

Vale a pena, ainda, salientar que o teste serviu para demonstrar que a tecnologia XFC da StoreDot funciona com a atual infraestrutura de carregamento DC.

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