top of page

Porsche 963 ganha 24 Horas de Daytona

Foto do escritor: José CaetanoJosé Caetano

A Porsche, com o 963 número 7, ganhou a edição 63 das 24 horas de Daytona. É a segunda vitória consecutiva do LMDh campeão do campeonato norte-americano de resistência (IMSA – e a 20.ª da marca alemã! Filipe Albuquerque, no regresso à Cadillac, acabou em quinto, e António Félix da Costa, no Oreca 07-Gibson da Inter Europol Competition inscrito na categoria LMP2 abandonou.



A Porsche Penske Motorsport, com o 963 número 7, LMDh da categoria de topo do IMSA (GTP), o campeonato norte-americano de resistência, venceu as 24 Horas de Daytone, repetindo, com Felipe Nasr, Nick Tandy e Laurens Vanthoor, o sucesso de 2024, então com Dane Cameron, Felipe Nasr, Matt Campbell e Josef Newgarden. É o 20.º sucesso da marca norte-americana na “maratona” da Florida, EUA.


A Porsche, nesta corrida, quase repetiu a proeza de 1987, quando teve dois carros nas duas primeiras posições de Daytona pela última vez, mas a Acura, com o ARX-06 da Meyer Shark Racing, com Tom Blomqvist ao volante, impediu-o, superando o 963 número 6 nos minutos finais das 24 Horas. Ainda assim, resultado ótimo para a marca alemã, que iniciou muitíssimo bem a defesa dos três títulos que venceu o ano passado, no IMSA (pilotos, equipas e construtores), também com o 963.



O 963, nestas 24 Horas, cumpriu 781 voltas ao circuito com 5,729 km e 12 curvas em Daytona Beach, “contra” as 791 de 2024, terminando a corrida com 1,335 s de vantagem sobre Acura número 60, com Tom Blomqvist, Colin Braun, Scott Dixon e Felix Rosenqvist. Na terceira posição, a 4,423 s, acabou o Porsche número 6, com Matt Campbell, Kévin Estre e Mathieu Jaminet.



Nick Tandy comemora Grand Slam 

Na equipa vencedora, referência para o Grand Slam de Nick Tandy, piloto britânico de 40 anos, que somou este sucesso em Daytona (em 2014, em Porsche 911 RSR, venceu a “maratona” norte-americana, mas na categoria GTLM) aos êxitos nas 24 Horas de Le Mans (2015, Porsche 919 Hybrid), Nürburgring (2018, Porshe 911 GT3 R) e Spa-Francorchamps (2020, Porsche 911 GT3 R). E, na história da competição automóvel, é proeza inédita!



Filipe Albuquerque, no regresso à Cadillac e na estreia ao volante do V-Series.R da Wayne Taylor Racing, GTP que partilhou com Brendon Hartley, Will Stevens e Ricky Taylor, acabou em quinto, a uma volta do que os vencedores. O conimbricense de 39 anos compete no IMSA, de forma regular, desde 2016, e venceu as 24 Horas de Daytona em 2018 e 2021.



O outro português nesta corrida, António Félix da Costa, num Oreca 07-Gibson da categoria LMP2 inscrito pela Euro Interpol Competition, abandonou na 430.ª volta, devido a problema mecânico (caixa de velocidades), após passagem pela primeira posição da classe. Venceu o Oreca 07-Gibson da Tower Motorsports (8), com John Farano, Job van Uitert, Sebastián Álvarez e Sébastien Bourdais, que realizaram 765 voltas ao circuito norte-americano.



Em GTD Pro, primeira posição para o Mustang GT3 da Ford Multimatic Motorsport, com Christopher Mies, Dennis Olsen e Frédéric Vervisch (723 voltas) e, em GTD, a Chevrolet, com a canadiana AWA e o Corvette Z06 GT3.R de Matt Bell, Orey Fidani, Lars Kern e Marvin Kirchhöffer, comemorou a vitória (719 voltas).


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page