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Foto do escritorJosé Caetano

Porsche mais próxima do título

André Lotterer, Kévin Estre e Laurens Vanthoor, aos comandos do 963 número 6 da Porsche Penske Motorsport, vencendo as 6 Horas de Fuji, ronda 7 (e penúltima) da temporada de 2024 do Mundial de Resistência (WEC), aproximaram-se ainda mais do título na categoria de topo (Hypercar). Em LMGT3, o campeonato está decidido.



A Porsche não ganha o Mundial de Resistência desde 2017 – então, venceu-o com o 919 Hybrid –, mas encontra-se bem posicionada para consegui-lo este ano, com o 963 e a colaboração da Penske, depois da primeira posição do hipercarro com o número 6, pilotado por André Lotterer, Kévin Estre e Laurens Vanthoor, nas 6 Horas de Fuji, no Japão, na ronda 7 de temporada com oito corridas. O WEC acaba a 2 de novembro, com as 8 Horas do Bahrain, no circuito de Sakhir, que valem 39 pontos, mas a vantagem é confortável “q.b.” – para a equipa (10 pontos) e, sobretudo, para os pilotos (35).


O WEC acaba a 2 de novembro, com as 8 Horas do Bahrain

 

Na ronda nipónica do WEC, a penúltima do campeonato, o Porsche 963 número 6, vencedor da corrida inaugural do Mundial, no Catar, arrancou da quinta posição e, rapidamente, Laurens Vanthoor superou os dois Toyotas GR010 Hybrid e passou a pressionar Marco Wittmann, segundo classificado, no BMW M Hybrid V8. Durante a primeira passagem pelas boxes, o Porsche ascendeu ao comando, conseguindo superiorizar-se tanto ao BMW como ao Cadillac V-Series R que conseguiu a “pole” e liderou as primeiras 42 voltas.



Depois, controlando bem os períodos de intervenção do Safety Car e beneficiando de estratégia de corrida mais bem-sucedida, Porsche sempre no controlo da ação. O trio conseguiu o quinto pódio na temporada e, independentemente do que vier a acontecer no Bahrain, precisa apenas de terminar na oitava posição para ganhar o campeonato.

 

A BMW, com o M Hybrid V8, conseguiu o primeiro pódio no Mundial (e em todos os em que compete este ano!), proeza igual à da Alpine, com o A424, terceira, após a ultrapassagem de Mick Schumacher a Norman Nato (Porsche 963 da Jota Sport), a cerca de seis minutos da bandeira de xadrez. E o piloto francês da equipa britânica também acabaria atrás do 9X8 número 93, que terminou em quarto, conseguindo, assim, o melhor resultado da Peugeot neste campeonato.



A Toyota, no circuito de que é proprietária e em que detém recorde de vitórias – 10 em 12 corridas desde 2012, ano de estreia do WEC –, viveu dia dececionante, com o GR010 Hybrid número 8 em 10.º e o 7 “fora de combate” depois de colidir com o 963 número 5 da Porsche Penske Motorsport a pouco mais de uma hora do fim da corrida.



Por fim, nos LMGT3, a Manthey PureRxcing, com Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler, terminando na segunda posição, com o Porsche 911 GT3 R, depois de arrancar da 14.ª, conquistou os dois títulos no Japão. Em Fuji, a primeira vitória neste campeonato do Ferrari 296 GT3 número 54, da Vista AF Corse, com Thomas Flohr, Francesco Castellacci e Davide Rigo.

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