A marca do losango anunciou versão nova do Symbioz, que posiciona na base da gama, abaixo das versões Techno (34.500 €), esprit Alpine (36.500 €) e Iconic (38,500 €). Chama-se Evolution e encontra-se disponível para encomenda a partir de 32.500 €. Nesta primeira fase da carreira comercial, compacto equipado apenas com a motorização E-Tech full hybrid 145
O Symbioz é o compacto mais recente na gama da Renault, mas apresenta-se com handicap neste arranque da comercialização no mercado português, que condiciona a capacidade de atração de automóvel concorrente num segmento supercompetitivo (médio-inferior ou C). O facto de apresenta-se equipado apenas com a motorização E-Tech full hybrid 145, que conta com mecânica 1.6 a gasolina – no nosso País, lamentavelmente, a fiscalidade automóvel não muda e continua a penalizar-se a capacidade dos motores em vez de premiar-se a eficiência!
No entanto, para a Renault, notícia positiva, com a introdução de versão nova no catálogo do modelo, para posicionar, precisamente, na base da gama. Chama-se Evolution e já pode ser encomendada com preços a partir de 32.500 €. Até aqui, o compacto vendia-se somente nas versões Techno (34.500 €), esprit Alpine (36.500 €) e Iconic (38.500 €), todas mais equipadas e, por isso, dispendiosas. O início das entregas está programado para o quarto trimestre do ano, que já “está à porta”.
O Symbioz Evolution, di-lo a Renault, apresenta-se muito bem equipado de série, com apoio ao estacionamento traseiro (o sistema câmara de assistência à manobra de marcha-atrás), cartão mãos-livres, ar condicionado e sistema multimédia openR link com monitor tátil de 10,4’’ no centro do painel de bordo, entre muitos elementos, incluindo pacote completo de assistências eletrónicas à condução.
Durante 2025, introdução de dois motores com sistemas “mild hybrid” (MHEV)
Durante 2025, expansão da gama Symbioz, com a introdução de dois motores com sistemas “mild hybrid” (MHEV), o que pressupõe compacto com preços mais competitivos. O modelo novo tem 4,41 m de comprimento e complemente a família de subcompactos e compactos com arquitetura do tipo SUV e motorizações térmicas da marca do losango, somando-se a Captur, Arkana e Austral – na mesma categoria, a Renault tem, ainda, os elétricos Megane e Scenic.
Comments