top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Renault vai vender 100 modelos históricos

Com um dos maiores espólios automóveis da indústria, a Renault anunciou que irá leiloar 100 modelos emblemáticos da sua história, num evento que será levado a cabo com a ajuda da Artcurial Motorcars, no início de dezembro. A intenção da marca é reduzir a quantidade de modelos redundantes na sua coleção de veículos.


ree

A Renault prepara a abertura de um centro de exposições em Flins-sur-Seine, perto de Paris, em 2027, onde irá contar a sua história centenária e apresentar vários modelos da sua coleção de automóveis, que até aqui permanecia longe dos olhares do grande público. Porém, antes da abertura desse espaço, a marca francesa e a Artcurial Motorcars, leiloeira especializada em automóveis, vão oferecer cerca de 100 modelos icónicos da coleção da Renault, tratando-se de modelos duplicados na posse da própria marca.

 

Ou seja, apenas serão colocados à venda veículos de que possui dois ou três exemplares, garantindo, no entanto, que mantém pelo menos um de cada automóvel produzido ao longo dos seus 125 anos de história. O leilão irá decorrer a 7 de dezembro, em Flins-sur-Seine, a apenas 40 km de Paris, onde em 2027 será inaugurado um espaço/museu para expor as coleções que constituem o património Renault, representando mais de um século de inovação e paixão automóvel.


ree

No âmbito desse projeto, a Renault está a reorganizar a sua coleção de veículos históricos, tendo por ambição reduzir a quantidade de veículos na sua posse (pretende conservar cerca de 600 modelos icónicos produzidos desde 1898), os quais são cuidados de forma a manterem as suas qualidade originais e a possibilidade de funcionarem.

 

A venda organizada pela Artcurial Motorcars incluirá cerca de uma centena de automóveis históricos, entre os mais de 800 atualmente pertencentes à coleção Renault, bem como uma seleção de cerca de 100 objetos, incluindo maquetes, fatos de piloto e diversos artigos. Mais de 90% dos lotes serão propostos sem preço de reserva, oferecendo aos entusiastas uma oportunidade única de adquirir peças excecionais.


ree

Oportunidades únicas 

Um dos aspetos interessantes deste leilão é o facto de a Renault possibilitar que alguns dos seus modelos mais icónicos ou raros passem para mãos alheias, possibilitando que sejam expostas ou utilizadas por outras pessoas, noutros pontos do mundo, amplificando assim a sua presença no universo dos clássicos e históricos.

 

Dos primeiros tempos, por exemplo, a marca irá leiloar um Type D de 1901, ainda funcional, ou um raro autocarro de 1933, enquanto as oficinas da coleção apresentarão também réplicas do Type A de 1898, em versões térmica e elétrica, construídas pela equipa da Renault em série muito limitada por ocasião do centenário da marca, em 1998.


ree

No âmbito da competição, há também uma forte presença de monolugares que fizeram parte da revolução turbo na Fórmula 1, propondo cerca de 20 carros autênticos da chamada “era turbo”, entre 1981 e 1985, desde o RE27B ao RE60 01B, conduzidos por alguns dos maiores nomes da época: René Arnoux, Jean-Pierre Jabouille, Patrick Tambay, Eddie Cheever e Alain Prost.

 

Alguns desses F1 serão apresentados com os cadernos técnicos originais, documentos raros que retratam o trabalho dos engenheiros de Viry-Châtillon. Recorde-se que a Renault foi a precursora da tecnologia turbo na Fórmula 1, em 1977, com o RS01. Embora as primeiras provas tivessem sido bastante difíceis para a marca francesa – que recebeu mesmo a alcunha pouco honrosa de “chaleiras amarelas” pelo fumo que produziam quando os motores cediam... – os motores turbo projetados em França acabaram por ditar uma viragem técnica na modalidade que só terminou em 1989, quando os motores sobrealimentados foram abandonados pelo regulamento técnico. O primeiro triunfo de um carro turbo pertenceu exatamente à Renault, no GP de França de 1979, disputado em Dijon, por Jabouille, numa prova que ainda hoje é recordada por muitos pelo duelo entre Arnoux e o Ferrari de Gilles Villeneuve, na luta pelo segundo lugar.



Outro modelo em licitação será o Alpine A442, símbolo das 24 Horas de Le Mans, na sua versão “chassis 0”, tendo sido conduzido pelos maiores pilotos da época e pertencente, desde a sua retirada da competição, à coleção da Renault. Apresenta, atualmente, uma decoração próxima da utilizada nos testes de alta velocidade realizados no anel de Columbus, em novembro de 1977.

 

Também dos ralis, a marca irá “despachar” da sua coleção o protótipo Maxi Turbo 5 B0 e o 5 GT Turbo Bandama, este último ainda com vestígios de terra vermelha, evocação direta Campeonato do Mundo com Alain Oreille.

 

Por outro lado, mais mundanos, serão vendidos também modelos populares e emblemáticos, desde o 4CV ao R5 Police, passando pelo Floride “Disney” e o Clio Williams. Restaurados (como o 4CV) ou mantidos em excelente estado original (como o Clio Williams), alguns destes automóveis serão vendidos com documentação de matrícula, uma rara oportunidade de adquirir um pedaço de história diretamente do fabricante.

 

Também da Alpine serão vendidos vários modelos, incluindo o A610 Evolution, bem como o V6 Turbo e uma maquete do A110.



História em objetos 

Também serão vendidos vários objetos que ajudam a contar a história da Renault, como maquetes de túnel de vento e de “design”. Ao todo, serão cerca de quarenta maquetes de estudo aerodinâmico, produzidas em número muito limitado, de modelos icónicos como o R4, R5, um Supercinq nacarado ou vários Twingos com diferentes acabamentos. Incluem-se também maquetes conceptuais à escala 1:5 e raras maquetes de Fórmula 1.

 

Para os entusiastas da competição, serão oferecidos motores de Fórmula 1, como o Renault Elf V6 Turbo EF15 completo com a caixa de transporte original que foi utilizado por Ayrton Senna no Lotus com que competiu no GP de Detroit e nas sessões de qualificação do GP da Austrália, em Adelaide, em 1986. Outros artigos que pertenceram a pilotos serão ainda vendidos, entre capacetes, fatos de réplica e artigos promocionais Renault F1.

bottom of page