Reservas nacionais de lítio acima das expectativas
- Pedro Junceiro
- 29 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de jan.
As reservas de lítio na nova exploração no Norte de Portugal, na zona de Barroso,superam as previsões, de acordo com a Savannah Resources, empresa que tem a cargo este projeto de extração do minério.

A Savannah Resources, empresa que tem a seu cargo a exploração das minas de lítio na zona de Barroso, em Portugal, revelou que as reservas daquele minério são superiores ao que se esperava inicialmente, a rondar os 28 milhões de toneladas métricas de lítio de alta qualidade (espodumena).
A revelação foi feita pela companhia durante a semana passada, com Emanuel Proença, administrador-delegado da Savannah Resources, a explicar que o projeto de exploração de lítio no Norte de Portugal está a seguir o cronograma previsto e que os mais recentes resultados de exploração inicial apontam para reservas de lítio maiores do que as previstas.
“Os resultados da exploração superficial que a nossa equipa levou a cabo são bastante entusiasmantes"
“Os resultados da exploração superficial que a nossa equipa levou a cabo são bastante entusiasmantes. A conclusão inicial é muito clara: o projeto de lítio do Barroso continua a ser altamente prospetivo para uma maior delineação de recursos de lítio de espodumena”, afirmou Proença, que reforçou o plano inicial de iniciar a produção em 2027. Ou seja, o âmbito de exploração tem um potencial ainda maior.

Recorde-se que a Savannah detém o controlo total do projeto de exploração de lítio na zona de Barroso, embora disponha de capitais de investidores como a AMG, prevendo a abertura de quatro minas a céu aberto para a retirada de lítio que servirá para produzir cerca de meio milhão de baterias de iões de lítio para automóveis elétricos.
O projeto tem sido acompanhado de grandes protestos por parte das populações locais e das organizações ambientalistas, que contestam o plano já revelado e que temem os impactos que este empreendimento poderá ter para a vida selvagem local e para a própria qualidade do ar. A Savannah garante que os trabalhos de expropriação e aquisição de terrenos prosseguem.
Comments