A BYD tem mais duas novidades na gama que comercializa em Portugal: o Seal U e o Seal U DM-i. No primeiro, apenas versões elétricas (214 cv), autonomias até 500 km e preços desde 42.290 €. No segundo, estreia europeia da tecnologia PHEV da marca chinesa, 319 cv, até 80 km de condução em modo 100% elétrico e preços a partir de 40.169 €!
A BYD, aparentemente indiferente ao aumento dos impostos que incidem sobre as importações de automóveis elétricos da China para a Europa, que já eram de 10%, continua a ganhar dimensão e notoriedade no Velho Continente, concentrando-se na expansão da gama – em simultâneo, acordos para a instalação de unidades de produção na Hungria e na Turquia. A novidade do momento é o Seal U, Sport Utility Vehicle (SUV) com 4,785 m de comprimento e 2,765 m entre eixos, que conta com motorizações e o primeiro sistema híbrido Plug-In (PHEV) proposto por esta marca no Velho Continente!
No Seal U, duas versões com motores elétricos de 160 kW/214 cv e tração dianteira: na Comfort (42.290 €), bateria com 71,8 kWh de capacidade e até 420 km de autonomia; na Design (45.790 €), 81 kWh de capacidade e até 500 km entre recargas.
No demais, sobretudo em matéria de “performances”, números iguais: 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente a 175 km/h. As operações de recarga demoram 11 horas no Comfort e 15 no Design, em ponto de corrente alternada com 7 kW de potência. Já num terminal rápido, 30% a 80% da capacidade de armazenamento recuperada em 27 minutos no primeiro (a potência máxima admitida é de 115 kW) e 28 no segundo (140 kW).
O Seal U beneficia de 6 anos ou 150.000 km de garantia geral e 8 anos ou 200.000 km de proteção da bateria. Tratando-se de SUV, capacidade da bagageira (quase) tão importante como a habitabilidade, surpreendente, principalmente nos lugares traseiros: dependendo da posição dos encostos dos bancos traseiros, que podem rebater-se com facilidade, 552 a 1440 litros. O equipamento de série diferencia as versões, encontrando-se, por exemplo, sistema multimédia com o monitor digital rotativo e tátil típico da BYD – o do Comfort tem 12,8’’, o do Design 15,6’’.
Também no caso do PHEV com o sistema Super DM (Dual Mode) da BYD, que tem a particularidade de privilegiar a energia elétrica para redução da dependência do combustível fóssil (gasolina), a gama tem duas versões, Boost (40.169 €) e Design (46.168 €), ambas equipadas com a Blade Battery da BYD (fosfato de ferro-lítio).
O acumulador, nos híbridos Plug-In, tem 18,3 kWh de capacidade e também admite operações de recarga com corrente alternada (até 11 kW de potência) ou contínua (18 kW) – utilizando-se a segunda, em 35 minutos, recuperação da capacidade de armazenamento de energia de 30% para 80%. Necessitando-se do apoio, o motor térmico atua como gerador de eletricidade para alimentação da bateria, podendo recarregá-la até 25% a 70% da capacidade. Trata-se, todavia, de operação (muito) penalizadora para o consumo.
No Seal U DM-i Boost, mecânica 1.5 Turbo com 97 cv e motor elétrico com 194 cv. O rendimento combinado do sistema é de 215 cv e 300 Nm. Para esta versão com tração dianteira, a BYD reivindica 0,9 l/100 km de consumo médio e possibilidade de conduzir até 80 km de forma 100% elétrica.
No topo de gama Design, 1.5 Turbo com 129 cv e dois motores elétricos, um por eixo, com 201 cv e 161 cv. No total, o sistema “mobiliza” 319 cv e 550 Nm. Nesta versão com quatro motrizes, 1,2 l/100 km de consumo médio, até 70 km de condução elétrica e, ainda, 0-100 km/h em 5,9 segundos.
Também nos dois Seal U com motorizações PHEV, equipamento de série entre os elementos diferenciadores das versões. Até ao final do mês, a BYD tem campanha que “premeia” os compradores do SUV com a oferta de um carregador elétrico.
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