Marca do Grupo Volkswagen prepara a introdução de motorizações com tecnologia "mild hybrid" (MHEV) nos dois automóveis com que compete no segmento B.
A SEAT vai finalmente eletrificar os modelos Ibiza e Arona, introduzindo na gama, atualmente composta exclusivamente por motores a gasolina, novas versões com tecnologia "mild hybrid" (MHEV). Esta atualização permitirá a ambos os modelos cumprir as regras estabelecidas no regulamento Euro 7 e deverão chegar ao mercado já em 2025.
De acordo com a notícia avançada pela Autocar, a chegada da eletrificação às gamas Ibiza e Arona dará à SEAT novos argumentos como marca especializada em modelos compactos e acessíveis, prolongando a vida dos modelos pelo menos até à entrada da próxima década. Wayne Griffiths, CEO da SEAT e da Cupra, confirmou à publicação britânica que o Ibiza seguirá, por exemplo, o exemplo do “irmão” Volkswagen Polo, modelo que será igualmente atualizado em 2025.
As motorizações híbridas, com eletrificação “ligeira” ou total, têm ganho especial relevância no mercado uma vez que os veículos 100% elétricos continuam a gerar dúvidas e incerteza junto dos consumidores. A SEAT tinha já revelado, há alguns meses, as primeiras imagens que mostravam o visual dos renovados Ibiza e Arona, e Wayne Griffiths confirmou agora que ambos serão revelados no próximo ano.
Griffiths afirmou ainda que os recentes investimentos feitos no Ibiza e no Arona não devem ser vistos como um recuo do grupo em relação aos veículos elétricos, mas sim como uma "necessidade de responder aos 90% do mercado que está a pedir outros tipos de propulsores: eficientes motores a combustão, híbridos e híbridos plug-in. Não nos vamos desviar da eletrificação. Não pomos em causa o objetivo de chegar às zero emissões o mais rapidamente possível. Temos de ser flexíveis no caminho e não podemos ser dogmáticos. Não podemos obrigar os consumidores a conduzir elétricos".
Novo Cupra Leon será elétrico
No que diz respeito à Cupra, o responsável máximo pela marca confirmou igualmente que os best-sellers Leon e Formentor continuarão a ser atualizados e modernizados de forma a prolongar ao máximo o seu ciclo de vida, se possível, até mesmo à próxima década. No entanto, uma coisa é certa, “a próxima geração do Leon será totalmente elétrica”, refere. Já o novo Raval é visto como a porta de entrada para a mobilidade elétrica, cujo preço previsto de 25.000 euros poderá representar, segundo Wayne Griffiths, em conjunto com outros modelos nesta gama de preços, o fator de mudança na aceitação dos veículos elétricos. "Pretendemos ter duas marcas, a Cupra claramente centrada nos veículos totalmente elétricos e eletrificados e a SEAT centrada nos veículos a combustão. Penso que atualmente temos o melhor dos dois mundos", conclui o CEO das marcas espanholas do Grupo Volkswagen.
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