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Stellantis e CATL: baterias em Espanha

Consórcio entre Stellantis e CATL prepara investimento de até 4,1 mil milhões de euros na construção de fábrica para a produção de baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) em Espanha, mais concretamente, em Saragoça, junto da unidade industrial de que o consórcio europeu já é proprietário no país vizinho. O início da atividade está previsto para o final de 2026.


Stellantis e CATL com fábrica de baterias em Espanha

A Stellantis e a CATL anunciaram a assinatura de um acordo para investir até 4.1 mil milhões de euros na criação de uma “joint venture” para a construção de uma fábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), de grande escala, em Saragoça, Espanha. Concebida para ser totalmente neutra em termos de carbono, a fábrica de baterias será implementada em várias fases e planos de investimento.

 

Com início de produção previsto para o final de 2026, a fábrica poderá alcançar uma capacidade máxima de 50 GWh, dependendo da evolução do mercado elétrico na Europa e do apoio contínuo das autoridades espanholas e da União Europeia.

 

A “joint venture” tem uma participação “50-50” entre as duas companhias e irá impulsionar a oferta de baterias LFP da Stellantis, permitindo que o fabricante proponha mais automóveis de passageiros, “crossovers” e SUV elétricos de custo acessível nos segmentos B e C com autonomias intermédias.


Stellantis e CATL com fábrica de baterias em Espanha

“A Stellantis está empenhada num futuro descarbonizado, adotando todas as tecnologias avançadas de baterias disponíveis para fornecer veículos elétricos competitivos aos nossos clientes”, afirmou o Presidente da Stellantis, John Elkann. “Esta importante ‘joint venture’ com o nosso parceiro CATL trará a produção inovadora de baterias para um local de fabrico que já é líder em energia limpa e renovável, ajudando a impulsionar uma abordagem sustentável de 360 graus”, acrescentou, agradecendo também o empenho das autoridades espanholas.


John Elkann

“A ‘joint venture’ levou a nossa cooperação com a Stellantis a novos patamares, e acredito que a nossa tecnologia de vanguarda em baterias e o nosso excelente ‘know-how’ operacional, combinados com a experiência de décadas da Stellantis na gestão de negócios localmente em Saragoça, garantirão uma grande história de sucesso no setor”, disse, por seu turno, Robin Zeng, Presidente e CEO da CATL.


A CATL está a trazer o fabrico de baterias para a Europa através das suas duas fábricas na Alemanha e na Hungria, já em funcionamento. A unidade espanhola irá reforçar as suas capacidades, sublinhando ainda mais o seu compromisso de promover a mobilidade elétrica e os esforços de transição energética na Europa e no mercado mundial.

 

A Stellantis está a empregar uma abordagem de química dupla – níquel-manganês-cobalto de iões de lítio (NMC) e fosfato de ferro-lítio (LFP) – para servir todos os clientes e lançar automóveis de custos acessíveis consoante o segmento.


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