Stellantis e CATL: baterias em Espanha
- Pedro Junceiro
- 10 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Consórcio entre Stellantis e CATL prepara investimento de até 4,1 mil milhões de euros na construção de fábrica para a produção de baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) em Espanha, mais concretamente, em Saragoça, junto da unidade industrial de que o consórcio europeu já é proprietário no país vizinho. O início da atividade está previsto para o final de 2026.

A Stellantis e a CATL anunciaram a assinatura de um acordo para investir até 4.1 mil milhões de euros na criação de uma “joint venture” para a construção de uma fábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), de grande escala, em Saragoça, Espanha. Concebida para ser totalmente neutra em termos de carbono, a fábrica de baterias será implementada em várias fases e planos de investimento.
Com início de produção previsto para o final de 2026, a fábrica poderá alcançar uma capacidade máxima de 50 GWh, dependendo da evolução do mercado elétrico na Europa e do apoio contínuo das autoridades espanholas e da União Europeia.
A “joint venture” tem uma participação “50-50” entre as duas companhias e irá impulsionar a oferta de baterias LFP da Stellantis, permitindo que o fabricante proponha mais automóveis de passageiros, “crossovers” e SUV elétricos de custo acessível nos segmentos B e C com autonomias intermédias.

“A Stellantis está empenhada num futuro descarbonizado, adotando todas as tecnologias avançadas de baterias disponíveis para fornecer veículos elétricos competitivos aos nossos clientes”, afirmou o Presidente da Stellantis, John Elkann. “Esta importante ‘joint venture’ com o nosso parceiro CATL trará a produção inovadora de baterias para um local de fabrico que já é líder em energia limpa e renovável, ajudando a impulsionar uma abordagem sustentável de 360 graus”, acrescentou, agradecendo também o empenho das autoridades espanholas.

“A ‘joint venture’ levou a nossa cooperação com a Stellantis a novos patamares, e acredito que a nossa tecnologia de vanguarda em baterias e o nosso excelente ‘know-how’ operacional, combinados com a experiência de décadas da Stellantis na gestão de negócios localmente em Saragoça, garantirão uma grande história de sucesso no setor”, disse, por seu turno, Robin Zeng, Presidente e CEO da CATL.
A CATL está a trazer o fabrico de baterias para a Europa através das suas duas fábricas na Alemanha e na Hungria, já em funcionamento. A unidade espanhola irá reforçar as suas capacidades, sublinhando ainda mais o seu compromisso de promover a mobilidade elétrica e os esforços de transição energética na Europa e no mercado mundial.
A Stellantis está a empregar uma abordagem de química dupla – níquel-manganês-cobalto de iões de lítio (NMC) e fosfato de ferro-lítio (LFP) – para servir todos os clientes e lançar automóveis de custos acessíveis consoante o segmento.
Comments