top of page
Logotipo | e-auto

Subaru: três novos elétricos de uma só vez

Marca japonesa pode até estar “desaparecida” do nosso país, mas apresentou hoje três novos modelos elétricos para o mercado europeu.



A Subaru deu hoje a conhecer os seus três novos modelos elétricos, Solterra, Uncharted e E-Outback, nomes que chegarão em breve a alguns mercados da Europa para reforçar a sua oferta equipada com motores de combustão, há vários anos indisponíveis de forma oficial no mercado português.


Os leitores mais atentos já terão identificado as parecenças dos novos Subaru com modelos atuais ou futuros da gama da Toyota, nomeadamente os bZ4X, C-HR+ e bZ4X Touring. E há uma boa razão para isso, pois estes três novos BEV são o resultado dessa parceria estratégica entre ambas as marcas, iniciada há já vários anos.


Como é habitual nas propostas da Subaru, a tração integral continua a ser uma das protagonistas da experiência de condução e por isso a marca desenvolveu um novo software de gestão que ajusta de forma intuitiva a distribuição de binário entre os dois eixos, maximizando a motricidade e segurança.



Solterra

Três anos depois da sua estreia como o primeiro SUV 100% elétrico da Subaru, o Solterra foi alvo de uma abrangente atualização, oferecendo agora uma potência total de 338 cavalos. A aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em 5,1 segundos. A autonomia foi também aumentada, ultrapassando os 500 km graças a uma bateria de 73,1 kW/h e a uma melhor eficiência do propulsor.


A Subaru promete igualmente um processo de carregamento mais rápido, sendo possível elevar o nível de carga de 10 a 80% em apenas 30 minutos, mesmo que a temperatura seja de -10ºC, graças à função de pré-condicionamento. O carregador de bordo de 22 kW está disponível em opção. A marca destaca igualmente uma superior capacidade de reboque, 1.500 kg, o dobro da anteriormente suportada.


Visualmente, conta com uma secção dianteira revista, segundo a marca, mais elegante. A renovação estética prolonga-se ao interior, ambiente que conta agora com um ecrã central tátil de 14 polegadas, compatível com uma câmara adicional para ampliar a visão em condução todo-o-terreno. Tem chegada prevista a alguns mercados europeus no final deste ano.



Uncharted

O novo Uncharted, segundo o comunicado oficial da Subaru, pretende responder às necessidades aos clientes que procuram um SUV elétrico para desfrutar de atividades ao ar livre – altura livre ao solo de 210 milímetros - mas que não prescindem de uma condução dinâmica e ágil, contando para isso com afinações de suspensão e de direção pensadas para essa finalidade.


A gama contará com três versões distintas. A versão AWD Dual Motor conta com tração integral e está equipada com uma bateria de 77 kWh. A potência é de 338 cv e a autonomia atinge os 470 km. A capacidade de reboque é também de 1,5 toneladas e aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em apenas 5,0 segundos.



A variante pensada para quem a autonomia é prioridade está também equipada com a bateria de 77 kWh, mas dispõe apenas de um motor, colocado no eixo dianteiro. A autonomia (estimada) é de 585 km. Já a versão de acesso, também de tração dianteira, está equipada com uma bateria de 57,7 kWh e proporciona uma autonomia de 445 km (estimada).


Comum às três versões do novo Uncharted é o carregador de bordo de 22 kW. O nível de carga pode ser elevado de 10 a 80% em apenas 30 minutos e também a temperaturas tão baixas como -10ºC graças à presença de um sistema de pré-condicionamento da bateria. O novo Subaru Uncharted estará disponível em mercados selecionados na Europa a partir do primeiro trimestre de 2026.



E-Outback

O novo E-Outback inspira-se na extensa herança do Outback, levando o icónico nome da Subaru para a era puramente elétrica com a promessa de continuar a oferecer aquilo que deu ao modelo original a sua grande reputação, a sua robustez e ampla versatilidade de utilização, aqui, em combinação com potência elétrica.


Mais comprido do que o Solterra, o E-Outback oferece igualmente uma bagageira mais espaçosa, suficiente, garante a Subaru, para acomodar quatro malas grandes ou uma gaiola para transporte de cães. As jantes de liga leve podem chegar às 20 polegadas e a capacidade de reboque máxima é também de 1.500 kg.



O seu estilo aventureiro esconde uma bateria de 74,7 kWh e uma potência combinada de 375 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em apenas 4,4 segundos e autonomia pode chegar aos 450 km. As suas capacidades fora de estrada são suportadas pela tecnologia Symmetrical AWD, bem como por 210 mm de altura livre ao solo. Tal como o Uncharted, chega no primeiro trimestre do próximo ano.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
f247d7e7-d434-4333-9669-0c4a004b00ed.JPG
bottom of page