UE: mercado "trava" 1,9%
- João Isaac
- 24 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jul.
No primeiro semestre do ano, di-lo a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), as vendas de carros novos abrandaram 1,9%, na comparação com o período homólogo de 2024. Em junho, a quebra foi mais expressiva, atingindo os 7,3%, também no frente a frente com o mesmo mês do ano passado.

O mercado automóvel na União Europeia continua a atravessar um momento particularmente difícil, tendo registado uma queda de 1,9% nos primeiros seis meses do ano comparativamente ao período homólogo de 2024. Considerando apenas o número de matrículas durante o passado mês de junho, o cenário torna-se ainda mais complicado, com uma descida das vendas de 7,3%.
O mercado dos veículos 100% elétricos - com uma quota de 15,6% no primeiro semestre de 2025 – continua, conclui o estudo da ACEA, longe dos objetivos definidos para um momento absolutamente crucial de transição energética do setor. Isto apesar da quota ter subido 3,1 p.p. em relação a 2024. Por outro lado, ainda no que diz respeito a eletrificação, os modelos equipados com propulsores híbridos continuam a ser os mais populares entre os compradores, acumulando uma quota de 34,8%.

Como esperado, se a eletrificação subiu (ainda que de forma ligeira perante as metas estabelecidas), a venda de veículos equipados exclusivamente com motores a combustão, a gasolina ou Diesel, desceu. A quota combinada de ambas as energias foi de 37,8% no acumulado entre janeiro e junho de 2025, menos 10,4 p.p do que no primeiro semestre do ano passado.
Quase 2 milhões de híbridos vendidos em 6 meses
No total, foram comercializados 869.271 automóveis elétricos nos primeiros seis meses do ano na União Europeia, sendo que três dos quatro maiores mercados da região registaram crescimento e foram responsáveis por mais de 60% desse volume. Na Alemanha, as vendas de elétricos a bateria cresceram 35,1% e na Bélgica e nos Países Baixos as matrículas subiram, respetivamente, 19,5% e 6,1%. Já em França, as vendas de elétricos a bateria registaram uma quebra de 6,4%.
No que ao mercado de viaturas full hybrid diz respeito, a ACEA contabilizou um volume total de 1.942.762 automóveis vendidos, com um crescimento igualmente suportado pelas subidas nos quatro principais mercados de viaturas com este tipo de propulsor: França (34,1%), Espanha (32,8%), Itália (10%) e Alemanha (9,9%).

Nos primeiros seis meses do ano foram também comercializados 469.410 híbridos plug-in, com a maior subida a registar-se em Espanha, um crescimento de 82,5%. As vendas subiram, também, na Alemanha e em Itália, com crescimentos de 55,1% e 56,3%, respetivamente. As viaturas PHEV conquistaram, assim, uma quota de mercado de 8,4%, mais 1,5 p.p. do que no acumulado do primeiro semestre de 2024.
O mercado dos veículos a gasolina registou uma quebra de 21,2% justificada por descidas significativas das matrículas nos principais mercados na União Europeia. Em França registou-se a maior descida, com 33,7% de quebra, seguindo-se a Alemanha (-27,8%), Itália (-17,2%) e Espanha (-13,4%). Foram matriculados 1.585.357 automóveis novos a gasolina, com a quota de mercado a descer de 35,4% para 28,4% nos primeiros seis meses de 2025. O mercado dos veículos com motor Diesel desceu ainda mais, com uma quebra de 28,1%.
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